terça-feira, setembro 05, 2017

Kashgar

Kashgar é uma cidade-oásis situada na parte ocidental da Região Autónoma Uigur de Xinjiang, na República Popular da China. Kashgar tem uma área de 162 000 km² e uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes.
Situada a oeste do deserto de Taklamakan, no sopé das montanhas Tian Shan, a cidade está a uma altitude de 1290 m.
Kashgar situa-se no cruzamento entre as rotas que provêm do vale do Amu Daria, de Khokand e Samarcanda, Almaty, Aksu e Kotan, o que a converteu num importante centro político e comercial quase desde a sua fundação.
A cerca de 200 km a oeste da actual cidade, mesmo na fronteira com o Quirguistão, passava a antiga Rota da Seda. A auto-estrada do Karakorum une Islamabad, a capital do Paquistão, com Kashgar, atravessando o passo Khunjerab.
Kashgar tem uma importante comunidade muçulmana devido à destacada presença de uigures.
Se visitar a cidade de Kashgar, tem a chance de viajar no tempo mais de um século.
 Kashgar é uma cidade que simboliza a vida durante os tempos das caravanas da Rota da Seda.  Andar pelas ruelas de tijolos de lama da Cidade Velha é uma aventura emocionante (mesmo que uma boa parte da Cidade Velha esteja a ser destruída ) e a área em torno de Kashgar tem também muito a oferecer. É possível viajar de camelo no deserto de Taklamakan um dia e em seguida viajar pela estrada de Karakorum até à passagem em altitude entre a China e o Paquistão.
No passado  Kashgar foi um importante centro para os comerciantes da Rota da Seda. Hoje a cidade oferece ao viajante a possibilidade de conhecer ótimas paisagens - acesso tanto às montanhas como ao deserto - além de muitos lugares interessantes para ver.
Caminhe pelos becos da Cidade Velha, visite o Mausoléu Apak Khoja para ouvir a fascinante história da Concubina Perfumada, visite o famoso mercado dominical  (onde acorrem numerosos agricultores da zona).e, claro, faça um passeio pela Mesquita Id Kah, a maior mesquita de toda a China.
Pode aventurar-se fora dos limites da cidade, e aí puderá visitar a antiga cidade de pedra perto de Tashkorgan, o recém-descoberto Shipton Arch e a cidade de Yengisar - lar das famosas facas Uyghur.
Se não pode ir até lá veja os dois vídeos abaixo. Aqui vai o primeiro.
E agora o segundo.

Sem comentários: