sábado, setembro 09, 2017

As Ilhas Turcas e Caicos

 As Ilhas Turcas e Caicos são um território ultramarino dependente do Reino Unido, e compostas por dois grupos de ilhas tropicais do arquipélago Lucaiano: as ilhas Caicos (maiores) e as ilhas Turcas (menores).
Localizam-se ao norte da ilha Hispaniola (onde se encontram o Haiti e a República Dominicana), no Mar das Caraíbas, ficando a sudoeste de Mayaguana, nas Bahamas.
Estas ilhas são conhecidas principalmente pelo turismo e como paraísos fiscais.
A população total é de cerca de 31 500 habitantes, 27 000 dos quais vivem em Providenciales, nas ilhas Caicos.
O nome "Ilhas Turcas" deve-se à abundância natural, no arquipélago, de uma certa espécie de cacto cuja forma recorda um fez turco. O nome "Caicos" refere-se aos "baixios ou recifes grandes que chegam às vezes a formar ilhotas".
Cockburn Town, a capital desde 1766, situa-se na Grande Turca, a cerca de 1 042 km a és-sudeste de Miami, nos Estados Unidos. As ilhas têm um total de 430 km². São geograficamente contíguas às Baamas, mas politicamente separadas destas.
O primeiro avistamento das ilhas hoje conhecidas como Turcas e Caicos ocorreu em 1512. Nos séculos seguintes, as ilhas foram reivindicadas por diversas potências europeias, tendo o Império Britânico acabado por controlá-las e permaneceram um território ultramarino britânico autónomo separado até hoje.
Em agosto de 2009, o Reino Unido suspendeu a autonomia das Ilhas Turcas e Caicos no seguimento de alegações de corrupção ministerial. A autonomia foi restaurada após as eleições gerais de 2012.

Sem comentários: