domingo, setembro 03, 2017

A Edelweiss ou Flor do Amor

 Já ouviu falar na edelweiss? Quer saber um pouco mais sobre a história desta flor?
Trata-se de uma pequena planta cercada de pétalas brancas, com o centro amarelado e brácteas que lembram uma estrela.
Além de ser uma flor encantadora, a edelweiss possui algumas particularidades interessantes.
A edelweiss é uma planta nativa da Europa, sendo conhecida também como pé-de-leão. Outra particularidade é que a edelweiss (Leontopodium alpinum) é da mesma família das margaridas.
Esta planta é nativa dos Alpes e outras montanhas europeias, florescendo entre julho e setembro em alguns locais da Suíça, Áustria, França e Itália, em altitudes que vão de 1.800 a 3.000 metros.
A coloração da edelweiss é que deu origem ao seu nome, que é uma junção de duas palavras alemãs. Edel pode ser traduzido como nobre, enquanto weiss significa branco - ou seja, branco nobre ou branco precioso.
O formato em estrela e os pelos brancos fizeram da flor de edelweiss um dos maiores símbolos suíços e austríacos, de tal maneira que é considerada a flor nacional destes dois países.
Entre tantas lendas sobre a edelweiss, uma delas diz que a flor nasceu nos Alpes por causa das lágrimas de uma virgem desconsolada pela perda de seu amor.
Esta história fez com que a planta se tornasse símbolo do amor eterno e sinónimo de pureza, romantismo e demonstração amorosa.
A beleza da flor da edelweiss faz dela uma das preferidas dos jardins e centros de jardinagem europeus, figurando como planta ornamental em locais com mais de 1.500 metros de altitude, onde a sua sobrevivência se torna possível.
Além disso, é utilizada também para fins cosméticos (para bloqueadores solares e cremes antienvelhecimento) e na indústria alimentícia (ingrediente de licores, cervejas, chás, queijos e chocolates).
Assista agora, a uma cena do filme Música no Coração, que celebrizou esta bela flor.

Sem comentários: