sexta-feira, julho 21, 2017

Os Kalash

Os Kalash vivem na cordilheira do Hindu Kush e são considerados uma tribo única entre os indo-arianos.
Vivem num recanto montanhoso do Paquistão, junto ao Afeganistão, lutando contra a intolerância religiosa e o menosprezo dos governos, pelo que já só restam cerca de três mil…
A tradição oral conta que os kalash são descendentes de um general de Alexandre o Grande, Shalak Shah, originário de Syam, perto de Yarkand (um importante entreposto da Rota da Seda, não muito longe de Kashgar, na China), a quem Alexandre ofereceu o vale de Chitral como recompensa pela sua bravura.


Falam a língua Kalash que é uma língua indo-iraniana.
A cultura do povo Kalash é única e difere drasticamente dos grupos étnicos em torno deles. São politeístas e a natureza desempenha um papel significativo e altamente espiritual na sua vida diária.
Da sua tradição religiosa fazem parte festas e sacrifícios que são realizados para agradecer os abundantes recursos fornecidos por três vales (Bumburet, Rumbur e Birir). A mitologia e o folclore dos Kalash têm sido comparados aos dos habitantes da Grécia Antiga, mas as suas tradições são muito mais próximas das dos Indo-iranianos (védica e pré-zoroastriana).

Sem comentários: