sexta-feira, junho 30, 2017

Nessun Dorma

Oiça a ária de Puccini, Nessun Dorma, da ópera Turandot, aqui interpretada pelo tenor lírico alemão, Jonas Kaufmann (1969).
Kaufmann, depois de estudar matemática, completou os seus estudos no conservatório da sua cidade natal em 1994.
Começou a sua carreira profissional no Staatstheater de Saarbrücken em 1994 e foi logo convidado a participar emespétaculos em importantes teatros, como a Ópera de Estugarda, a Ópera Estatal de Hamburgo, bem como na Ópera Lírica de Chicago, na Ópera Nacional de Paris, no Teatro alla Scala de Milão e na Bayerische Staatsoper de Munique.
Fez a sua estréia no Festival de Salzburgo em 1999, numa nova produção de Doktor Faust de Busoni e regressou em 2003 como Belmonte na ópera O Rapto do Serralho de Mozart, e ainda para o concerto da Nona Sinfonia de Beethoven com a Filarmónica de Berlim.
Atuou no Covent Garden, em 2006/2007, no papel de Don José da Carmen de Bizet, e também actuou como Alfredo na Traviata de Verdi no Metropolitan Opera, e no Covent Garden em 2008. Em maio de 2008, Kaufmann fez a sua estréia no papel de Mario Cavaradossi na Tosca de Puccini no Covent Garden, tendo sido novamente aclamamado pela crítica.
Em 2008/2009 atuou como Manon em Chicago contracenando com Natalie Dessay, no papel títular, e na nova produção da ópera Lohengrin, na Ópera do Estado Bávaro.
A sua gravação de estreia, Romantic Arias, foi lançado em 2008 e foi um dos mais bem-sucedidos CDs clássicos do ano. Em 2009 lançou seu segundo álbum Sehnsucht, com repertório em alemão.
Oiça-o, então, em Nessun Dorma.

Sem comentários: