quinta-feira, junho 08, 2017

I Charleston Lisboa

O "I Charleston the World"  é uma iniciativa mundial. São vários grupos espalhados por todo o mundo que já têm um IC dedicado à sua cidade.  O Porto já tem a sua versão, produzida pela Swing Station em 2015.
Em 2016 chegou a vez da capital de ter o seu "I Charleston"!
O projecto "I Charleston Lisboa" apresenta a cidade de Lisboa através da dança Charleston, a dança dos loucos anos 20!

O Charleston é uma dança surgida pouco depois da Primeira guerra mundial, sendo um divertimento dos cabarés, onde as mulheres dançavam e mostravam mais as pernas porque as saias eram mais curtas e tinham o cabelo à garçonne. O nome da dança deve-se à cidade de Charleston, na Carolina do Sul.
Originalmente era dançada pelos negros do sul dos Estados Unidos e dançada em pistas de clubes, como o Cotton Club, ao som de uma orquestra formada exclusivamente por negros e frequentada pela elite branca.
As mulheres agitavam os vestidos curtos, de cintura baixa e muitas franjas e, ao som do charleston, balançavam os longos colares de cristal ou ondulavam as plumas e os leques.

Deixo-lhe agora o vídeo "I Charleston Lisboa", que mostra alguns pontos icónicos da cidade das sete colinas, como: o Rossio, o Chiado, o Castelo, Alfama, a Estrela, Belém, etc.!
Ora veja!
Vale bem a pena ver a alegria dos dançarinos, em contraponto à beleza da capital de Portugal!
"I Charleston Lisboa" - Castelo de S. Jorge from Câmara Municipal de Lisboa on Vimeo.

Sem comentários: