quarta-feira, maio 24, 2017

Foz Côa: Património Mundial da Humanidade

 A série documental "Património Mundial" (da RTP 2) reúne 14 filmes sobre edifícios e paisagens portugueses classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
Das vinhas da Ilha do Pico, nos Açores, ao Mosteiro da Batalha, passando, pelos Jerónimos e pelo centro histórico de Guimarães, esta série cobre parte do que de melhor existe em Portugal em património histórico construído e em paisagem natural.
Vila Nova de Foz Côa, ou Foz Côa, é uma cidade portuguesa, pertencente ao distrito da Guarda, Região Norte de Portugal, com cerca de 3 100 habitantes.
O Parque Arqueológico do Vale do Côa é considerado como "um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo e é o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre". Aqui foram identificados cinco dezenas de núcleos de arte, ao longo dos últimos 17 quilómetros do Rio Côa, até à sua confluência com o Douro.
Estes núcleos apresentam gravuras datadas, na sua maioria, do Paleolítico superior (mais de 10.000 anos antes do presente) mas o vale guardou também exemplos de pinturas e gravuras do Neolítico e Calcolítico, gravuras da Idade do Ferro e dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, altura em que os moleiros, os últimos gravadores do Côa, abandonaram o fundo do vale.
Os concelhos de Foz Côa, Meda e Pinhel compartilham vestígios de arte rupestre do Vale do Côa/Parque Arqueológico.
Se quiser ficar a conhecer melhor mais este pedacinho de Portugal, não deixe de ver o vídeo abaixo, com mais um episódio de Património Mundial.
Vale bem a pena. Não deixe de ver!

Sem comentários: