quinta-feira, abril 13, 2017

Amêndoas Artesanais

À celebração da Páscoa, em Portugal, associamos, entre outros petiscos gastronómicos, o cabrito, o borrego, os folares (doces ou salgados), o pão-de-ló, os ovos e as amêndoas pascais.


As amêndoas estão associadas à Páscoa e à renovação da vida que chega com a primavera, basta para isso lembrar a beleza do espetáculo das amendoeiras em flor (por exemplo, em Trás-os-Montes e no Algarve).
De norte a sul do país, por isso, se fabricam de forma artesanal confeitos produzidos a partir deste fruto seco.

Acredita-se que as amêndoas que se consomem nesta época festiva devem de ser oferecidas, porque é sinal de boa sorte. No Minho era costume as raparigas novas oferecerem ovos aos rapazes, pedindo em troca amêndoas.


Na Figueira da Foz, o primeiro a escolher um padrinho e a pedir-lhe amêndoas, era o que as recebia no domingo de Páscoa.

Em Alcobaça e nas Caldas da Rainha, ainda existe quem faça as amêndoas pascais de forma artesanal.

Nesta duas localidades, para além das amêndoas castanhas de forma irregular e as caramelizadas, também se fazem amêndoas com recheio de frutas. Mas, as amêndoas podem ser de vários tipos, industriais ou artesanais, brancas ou coloridas, recheadas ou cobertas de chocolate, passando pelas caramelizadas ou mais recentemente pelas drageias de açúcar e licor (pintadas à mão e fabricadas a ano todo).

Apesar de toda esta variedade, não deixe de preferir as artesanais, pois, para além de mais bonitas são também mais saudáveis.

Nas Caldas da Rainha, por altura da Páscoa, há uma empresa de cariz familiar que mantém a tradição de produzir amêndoas de açúcar e de chocolate e bombons de amêndoa de forma artesanal.



Se quiser saber como se fabricam, pode ver no vídeo abaixo, a reportagem sobre este assunto, apresentada no canal de televisão CMTV.

Sem comentários: