sábado, março 25, 2017

O Jato de Água: A assinatura de Genebra


Genebra localiza-se nas margens do Lago Léman, na fronteira com a França. É o centro cultural e económico da Suíça de língua francesa e, ao mesmo tempo, a cidade mais internacional do país: quase 44% da população total (500 mil habitantes) é constituída por estrangeiros.
Esta cidade abriga mais de 200 instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a representação europeia da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O Jato de Água é para Genebra o que para Paris é a Torre Eiffel ou para NovaYork a Estátua da Liberdade. Assim, Genebra exibe-o orgulhosa na maioria dos seus cartões postais.
O que talvez não saiba é que foi o acaso que levou à existência deste famoso jato.
Tudo começou no século XIX quando Genebra vivia um desenvolvimento intenso. Com o crescimento da cidade, a necessidade de água aumentou quer para o abastecimento da população, quer para a indústria local. A câmara local resolveu então fazer construir uma estação elevatória para distribuir o fluxo de água proveniente do Rio Ródano. Esta realmente funcionou de 1886 a 1990.
Contudo à noite, quando as máquinas industriais paravam, os operadores tinham de ir a correr parar as bombas. Era preciso, então, ter alguém de serviço para ligar e desligar as bombas.
 Alguém teve, contudo,  a brilhante ideia de criar uma válvula de segurança para controlar a pressão da bomba. Quando precisava ser diminuída a pressão, jogava-se para o céu a água. E assim, nasceu o jato de água que inicialmente tinha só 30 m de altura.
Em Julho de 1891 para comemorar os 600 anos da Confederação Suíça, foi inaugurado um jato de 90 m no lago, que começou então a caracterizar a cidade de Genebra.
Hoje o jato tem uma altura média de 140 metros e uma velocidade de saída de água de 200 km/h, escoando 500 litros de água por segundo.
Atualmente o bom funcionamento do Jato d’ água de Genebra é garantido por voluntários reformados do Serviço Industrial da cidade.

Sem comentários: