sexta-feira, março 03, 2017

Citizen Cohn ou Cidadão Cohn

Citizen Cohn ou Cidadão Cohn é um filme (drama) de 1992, realizado nos E.U.A. por Frank Pierson.
O filme baseou-se no romance de Nicholas Von Hoffman, e foi adaptado por David Franzoni.
Do elenco fazem parte os atores: Ed Flanders, Fredric Forest, James Woods, Joe Don Baker, Joseph Bologna, Lee Grant, Pat Hingle.
No início dos anos 50, o senador Joseph McCarthy promove uma verdadeira caça às bruxas contra aqueles que supostamente tinham ideais ou atitudes antiamericanas. O advogado Roy Cohn foi uma figura fundamental para o sucesso do senador.

Sinopse:
O filme narra a meteórica subida, na vida política americana, do advogado Roy Cohn, um homem sem escrúpulos, ambicioso e fascinado pelo poder. Abençoado pela mãe vaidosa (Lee Grant), o anti-semita e primitivamente homofóbico Cohn (que era judeu e gay) aprendeu rapidamente como dominar por intimidação.
Um duro olhar sobre a vida e obra de Roy Marcus Cohn através de flashbacks, enquanto morre de Sida num hospital em Nova York.
O braço direito de McCarthy, Roy Marcus Cohn - um James Woods soberbo - faz um balanço da sua carreira, sobretudo quando se transformou no braço direito do temido Senador Joseph McCarthy, na caça aos comunistas americanos.
Homem sem limites, chegou a comprometer a vida e a carreira dos seus amigos, como J. Edgar Hoover, do F.B.I. e o Cardeal Spellman, transformando-se numa das pessoas mais odiadas dos EUA.

Sem comentários: