sexta-feira, janeiro 27, 2017

Trumbo: Lista Negra

Trumbo é um filme americano (2015) do género ensaio biográfico realizado por Jay Roach e escrito por John McNamara.
O filme é interpretado por Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren, Louis C.K., Elle Fanning, John Goodman e Michael Stuhlbarg e foi indicado para os Óscares de 2016, na categoria de melhor ator.
Em 1954, o Oscar de Melhor Roteiro foi para "A Princesa e o Plebeu", assinado por Ian McLellan Hunter. Em 1957, o mesmo prémio foi para "Arenas Sangrentas", roteiro de um completo desconhecido chamado Robert Rich. Ambos os prémios, na verdade, pertenciam a Dalton Trumbo (1905-1976), um dos mais proeminentes criadores de histórias de Hollywood, na sua Era de Ouro, pois, era forçado a assinar as suas obras sob pseudónimo, uma vez que o seu nome figurava na Lista Negra da indústria, suspeito de "atividades antiamericanas" por ser declaradamente comunista em plena Guerra Fria e durante o período Macartista.

Sinopse:
Em 1947, Dalton Trumbo era um roteirista de Hollywood.
Como se recusou a cooperar com o Comité de Atividades Antiamericanas do congresso, acabou preso, proibido de trabalhar e incluído na famosa Lista Negra devido às suas inclinações políticas. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou vários anos para conseguir vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas que envolveram familiares e amigos próximos.

Sem comentários: