sábado, outubro 08, 2016

Epitáfio

Oiça os Titãs em Epitáfio  (Clipe Oficial).
Titãs é uma banda de rock formada na cidade de São Paulo, Brasil em 1982. Embora originalmente tocassem pop-rock alternativo, o grupo também já cantou diversos outros géneros musicais, ao longo de mais de 30 anos de carreira, como new wave, punk rock, grunge, MPB e música eletrónica.
É uma das bandas de rock mais bem sucedidas no Brasil, que tem feito parcerias com vários artistas brasileiros de renome e diversos cantores internacionais.

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

sexta-feira, outubro 07, 2016

4 - O Acontecimento Que Mais Me Marcou foi...

Os Ataques Terroristas em França.

Porque a minha irmã e o meu sobrinho vivem lá.
S. Rodrigues - 12º C

(Morreram) pessoas inocentes que nada tinham a ver com os problemas que estavam gerados e muito menos tinham conflitos com os que atacaram o país. Era desnecessário.
J. Lopes - 12º C

Foram recentes. Tenho ainda muito presente na memória, um ataque mortífero, onde muitas pessoas morreram.
E. Borges - 12º C

O terrorismo é um ato desumano que abrange não só, rivalidades culturais, como outros tópicos do mundo e da sociedade e dos valores morais impostos pela sociedade onde foram criados.
A. Martins - 12º C

Foi chocante.
T. Guedes - 12º B

Foi um acontecimento que matou muita gente, abalou e ainda hoje aterroriza o mundo. Todos os países receiam um ataque terrorista, que arrasa um país economicamente e demograficamente.
B. Miguel - 12º B

Criou-se algum medo nos países que estavam a receber os refugiados, pois embora nem todos sejam terroristas, também existem terroristas dentro dos refugiados. E, como o nosso país também estava a receber sírios, instalou-se algum medo de um ataque terrorista.
A. Pinto - 12º B
Alunos de Geografia C do 12º ano.

quinta-feira, outubro 06, 2016

Homens Bons

Homens Bons é o mais recente livro do escritor Arturo Pérez-Reverte, que narra a épica aventura de dois homens que quiseram mudar o mundo através dos livros.
Arturo Pérez-Reverte (1951), é um novelista e jornalista espanhol. Desde o ano de 2003 é, também, membro da Real Academia Espanhola.
Há já alguns anos, que este jornalista de profissão se dedica exclusivamente à literatura, tendo publicado: A Sombra da Águia; O Tango da Velha Guarda e O Hussardo, entre outros. A sua obra está traduzida em quase trinta idiomas.

Sinopse:
"Na Europa do século XVIII, dois homens viajam em segredo. 
A sua missão? Levar para Espanha algo proibido: os 28 volumes da Enciclopédia Francesa de D'Alembert e Diderot. A delicada tarefa está nas mãos do bibliotecário don Hermógenes Molina e do almirante don Pedro Zárate, membros da Real Academia Espanhola. Mas estes dois académicos estão longe de imaginar as peripécias que os aguardam…
Da Madrid de Carlos III à Paris libertina e pré-revolucionária, com os seus cafés e tertúlias filosóficas, don Hermógenes e don Pedro embarcam numa intrépida aventura, repleta de heróis e vilãos, intrigas e incertezas. 
Arturo Pérez-Reverte, com o rigor – e baseando-se em acontecimentos e personagens reais, transporta-nos para a magnífica era do Iluminismo, quando a ânsia de liberdade derrubava a ordem estabelecida, e dá-nos a conhecer os heróicos homens que quiseram mudar o mundo com os livros.
Um romance sobre fé e razão, Teologia e Ciência, sombra e luz".

quarta-feira, outubro 05, 2016

O Senhor Que Se Segue...






O próximo Secretário Geral da ONU é português. De seu nome António Guterres.
É um prestígio para o país e para a língua portuguesa.
Parabéns e bom trabalho.
Vai precisar da força de um Hérculos para vencer os desafios difíceis que tem pela frente.

A República e os Homens Bons





O dia 5 de outubro voltou a ser feriado nacional, depois de um interregno de quatro anos.
Neste dia comemora-se, anualmente, a Implantação da Repúblicadia em que saiu vitoriosa, no ano de 1910, em Lisboa, esta revolução.
Com a destituição da monarquia constitucional e o surgimento do regime republicano foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.







Comemora-se também hoje o Dia Mundial do Professor.
O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.

A propósito do seu livro " Homens Bons", veja o que é que Arturo Pérez-Reverte, respondeu na sua entrevista ao jornal Expresso (revista) em 01/10/16:

Exp: "Hoje em dia é mais difícil encontrar homens bons?
A. P. R.:É muito mais difícil. Mas eles existem. Um amigo perguntou-me: e quem são agora os homens bons? Pensei um pouco e respondi: talvez os professores. Os professores são, para mim, os homens bons neste momento. Os que mantêm a luz do conhecimento". (...)

terça-feira, outubro 04, 2016

O maior topázio do mundo

O maior topázio do mundo foi encontrado em meados dos anos 1980, na Floresta Amazónica, pelo aventureiro britânico Max Ostro.
Esta pedra preciosa, pesa 2 kg e tem 9,381 quilates, e esteve desde a sua descoberta, ou seja durante 30 anos, guardada num cofre.
O maior topázio azul do mundo será exposto ao público, a partir do dia 19 de outubro, no Museu Nacional de História, em Londres.
Segundo especialistas, o topázio é tão valioso que o seu preço é inestimável, podendo ultrapassar alguns milhões de libras.
Foi o filantropo Maurice Ostro, filho de Max, que morreu aos 84 anos (2010), que decidiu colocar a pedra preciosa em exibição para ajudar a família nos seus trabalhos de caridade.

segunda-feira, outubro 03, 2016

3 - O acontecimento que mais me marcou foi...


A - O atentado ao/à  bar/boate gay em Orlando nos E.U.A.
Porque os gays são pessoas normais como todas (as outras). O que mais irrita é que muitos acham que são pessoas ofensivas no mundo, sendo que são normais  como todas.
M. Silva - 12º C

Porque ninguém deve morrer devido às suas escolhas de vida, ou porque não o aceitam como realmente é. Porque amor é amor, não importa quem amamos.
A. Loureiro - 12º B.


B - A legalização do casamento gay/homossexual e da adoção (por casais homossexuais).

Por ser um acontecimento que me afeta pessoalmente. Foi um momento bastante importante para o desenvolvimento da sociedade e da liberdade de cada um.
A. Sousa - 12º C

Porque foi um grande passo de igualdade na sociedade.
L. Lima - 12º B
Alunos de Geografia C do 12º ano.

domingo, outubro 02, 2016

O Selo do Túmulo de Tutankamon

1) O selo do túmulo, completamente intacto, do faraó Tutankhamon, quando foi descoberto por Howard Carter, em 1922.
Esteve intacto cerca de 3,245 anos.

Tutankhamon foi um faraó do Antigo Egipto que faleceu ainda na adolescência.
Era filho e genro de Aquenáton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Kiya, uma esposa secundária de seu pai. Casou-se aos 8 anos, e assumiu o trono quando tinha cerca de nove anos, restaurando os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero (principalmente o do deus Amon de Tebas).
Morreu, provavelmente, em 1 324 a.C., aos dezanove anos, sem herdeiros - com apenas nove anos de trono.
Devido ao facto de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão sumptuoso quanto o de outros faraós, mas mesmo assim, é o que mais fascina a imaginação moderna pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta.
Ao ser aberta, em 1922, ela ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egipto de  há 3 400 anos.