sábado, outubro 01, 2016

Casas Flutuantes

As casas flutuantes são um novo conceito turístico e podem ser encontradas no Dubai. As primeiras estarão à disposição dos interessados no final de 2016.
Ao lado de monumentos como o Burj Khalifa, o mar que banha a cidade dos Emirados Árabes Unidos vai ter uma série de luxuosas casas flutuantes.
As residências terão três andares e ficarão no meio do oceano, a aproximadamente 4 km da costa de Dubai.
Nestas casas o quarto principal, estará completamente submerso e, do lado de fora da sua janela panorâmica, haverá um coral artificial de 45 m² montado especialmente para entreter a visão dos residentes.
Segundo o presidente do Kleindienst Group, Josef Kleindienst, o coral será capaz de atrair a vida marinha que existe nos arredores de Dubai.
Já os outros dois andares, que ficam sobre a superfície do mar, abrigarão uma espaçosa sala, jacuzzi ao ar livre, espreguiçadeiras e miradouros para os arranha-céus desta metrópole e para o golfo Pérsico. 
Os interessados, porém, terão que desembolsar uma pequena fortuna pelas casas flutuantes. O preço previsto para cada uma delas será de US$ 2,7 milhões.
Pelas imagens divulgadas pelo Kleindienst Group, as casas, que são como barcos sem propulsão, parecem ter estabilidade suficiente para se manterem sobre as águas do mar.

E agora um quarto debaixo do mar

sexta-feira, setembro 30, 2016

Don't cry for Louie

Oiça a banda Vaya Con Dios em Don't cry for Louie (ao vivo, na Suíça).
Vaya Con Dios é uma banda belga, criada em 1986 por Dani Klein, Dirk Schoufs e Willy Lambregt (este último substituído posteriormente por Jean Michel Gielen), na cidade de Bruxelas. É um dos grupos mais bem sucedidos do país, com grande reconhecimento internacional.
Vaya Con Dios tem tido grande sucesso a nível internacional, com temas como: Just a Friend of Mine (um hit na França), What's a Woman? (número 1 na Holanda em 1990), Nah Neh Nah, Don't Cry for Louie, Puerto Rico, Heading for a Fall, Johnny, Sunny Days e Don't Break My Heart.

quinta-feira, setembro 29, 2016

2 - O acontecimento que mais me marcou foi...

O 11 de Setembro/O ataque às Torres Gémeas, porque:

"Foi um acontecimento que chocou o mundo devido ao número elevado de mortes e à astúcia dos terroristas... Foi um dia sombrio e as pessoas que se salvaram tiveram muita sorte".
B. Ribeiro 

"Foi um grande ato de terrorismo que abalou o mundo e não só os E.U.A. Fez com que o mundo vivesse com medo e com pouca segurança"
L. Gonçalves

"Foi um acontecimento chocante, morreram muitas pessoas inocentes, por causa de um golpe terrorista".
V. Ribeiro

"Por ver na televisão, todas aquelas pessoas a atirarem-se das janelas porque estavam presas por causa do fogo, e ver os aviões irem contra as torres. Acho que é algo que fica marcado na mente das pessoas e que criou algum medo.
Mas, o que ficou mais marcado foi ouvir as testemunhas do avião (antes de acontecer o pior) a despedirem-se dos seus familiares".
C. Parxotamo.

Alunos dos 12º C e 12º B - Geografia C

quarta-feira, setembro 28, 2016

Leve, Leve, o Luar

Leve, leve, o luar de neve
goteja em perlas leitosas,
o luar de neve e tão leve
que ameiga o seio das rosas.

E as gotas finas da etérea
chuva, caindo do ar,
matam a sede sidéria
das coisas que embebe o luar.

A luz, oh sol, com que alagas,
abre feridas, e a lua
vem pôr no lume das chagas
o beijo da pele nua.
Afonso Lopes Vieira - País Lilás, Desterro Azul

terça-feira, setembro 27, 2016

A Cachoeira Pongua ou Pongour

A Cachoeira Pongua (ou Pongour)/Pongua Falls situa-se no Vietname.
Localizada a 50 km de Dalat, esta magnífica cachoeira de 40 m de altura desagua num lindo lago produzindo um ruído tão alto que pode ser ouvido a uma grande distância.

A cidade de Dalat está localizada na província de Lam Dong, a cerca de 200 km a nordeste da cidade de Ho Chi Min.
Dalat fica a uma altitude de 1.500 m e, e tem a aparência de uma cidade francesa velha. Foi fundada em 1897 quando o Doutor Alexandre Yersin aconselhou que a área fosse desenvolvida como uma cidade turística.
Dalat tem muitos lagos naturais e artificiais, tais como o Ho Xuan Huong.
Uma viagem até  Dalat não fica completa sem que se visitem os seus Jardins das Flores. O clima temperado de Dalat é adequado para flores como orquídeas, rosas, lírios, e camélias.
Hoje em dia, os turistas não se limitam a conhecer Dalat; também visitam a área de Langbian Highland (e a montanha Langbian Mountain com 2165 m) e as minorias étnicas.

segunda-feira, setembro 26, 2016

1- O acontecimento que mais me marcou foi...

A fuga dos refugiados (sírios e outros):
" porque é uma tristeza enorme acordar um dia e não ter habitação e saber que todo o seu país se encontra em guerra e que é impossível estar seguro na sua própria casa".
C. Ribeiro 

"A maioria (dos refugiados) não tem culpa e todos merecem um local a que possam chamar de lar sem correrem o risco de serem mortos a qualquer hora"
A. Alves 

"É triste e desumano ver tantas famílias e, principalmente crianças, deixarem tudo, por nada, morrerem milhões de pessoas e no fim de tudo, continuar a miséria".
M. Saraiva 

"A crise de refugiados devido às imagens chocantes que as estações televisivas passam e ao sofrimento a que as pessoas estão sujeitas".
J. Fernandes 

"Todas os seres humanos, independentemente da sua religião, merecem que os direitos humanos sejam devidamente respeitados.
D. Oliveira 

12º B - Geografia C

domingo, setembro 25, 2016

O Palácio da Rosa

O Palácio da Rosa é um solar oitocentista com traços quinhentistas, situado no Largo da Rosa, na Mouraria, atual freguesia de Santa Maria Maior.
Em 1393 foi dada autorização pela câmara de Lisboa a Afonso Anes Nogueira, cavaleiro e alcaide-mor e morador da dita cidade, filho do conhecido João das Leis e casado com Joana Vaz de Almada (filha de Vasco Lourenço de Almada), para derrubar uns "pardieiros" e fechar as ruas junto à Igreja de São Lourenço, para fazer umas casas e um edifício, "por que a dita cidade seria mais honrada", naquele que mais tarde veio dar origem a este Palácio da Rosa.
Este que fazia parte do chamado morgado de S. Lourenço e que entra, por casamento, para a casa dos Marqueses de Ponte de Lima e mais tarde, também por casamento, entra para os bens dos Marqueses de Castelo Melhor, daí igualmente ter sido conhecido por "Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima e dos Castelo-Melhor".
O Palácio Rosa foi destruído quase na totalidade pelo Terramoto de 1755 e foi reedificado no Século XVIII.
Entre 1927 e 1942 era proprietário e morador, o escritor e poeta, Afonso Lopes Vieira (1878 - 1946).
Depois de tentar o exercício da advocacia junto do seu pai, Afonso Xavier Lopes Vieira, radicou-se em Lisboa, optando pelo ofício de redator na Câmara dos Deputados, que exerceu até 1916.
No último desses anos deixou o cargo para se dedicar exclusivamente à atividade literária. Na capital residiu no Palácio da Rosa, que fora dos marqueses de Castelo Melhor, e seria propriedade do poeta entre 1927 e 1942. Em frente do palácio, existe hoje o seu busto.
No final do século XX é adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa. O conjunto constituído pelo Palácio da Rosa e Igreja de São Lourenço (incluindo toda a área de jardins) está classificado desde 2012 como Monumento de Interesse Público.