sábado, julho 02, 2016

A Torre Eiffel: Ontem & Hoje

1) Trabalhadores civis a pintar a Torre Eiffel, em 1932.

2) Na Atualidade
60 toneladas é a quantidade de tinta necessária para pintar a Torre Eiffel, que tem de ser renovada de sete em sete anos.

3) Outros Aspetos Curiosos
No interior do edifício existe um apartamento secreto. 
Poucas pessoas sabiam da existência deste canto secreto de Gustave Eiffel. Alguns famosos chegaram até a pagar grandes fortunas para alugar o espaço, mas a decisão da família do engenheiro veio sempre negativa. Thomas Edison foi um dos poucos que teve acesso ao espaço.
Desde 23 de abril que o apartamento secreto se encontra aberto ao público.
Torre Eiffel pintada com as cores de Portugal
Também existe um bunker secreto que servia como refúgio aos bombardeiros e ataques da guerra, localizada por baixo do monumento.
A Torre Eiffel pintou-se com as cores da bandeira portuguesa (porque Portugal ganhou à Polónia e passou às meias finais do Euro) e a bola gigante, com 12 metros de diâmetro, pendurada entre o primeiro e o segundo andar da torre foi o alvo da projeção do escudo nacional.

sexta-feira, julho 01, 2016

Jersey

Jersey é o nome de uma ilha e de um bailiado (área de jurisdição de um bailio) localizada no Canal da Mancha.  
O território tem uma área total de 116 km² e uma população de 87 186 habitantes (2001), o que resulta numa densidade demográfica de 751,6 h/km². Jersey tem como capital St. Helier.
Jersey, em conjunto com Guernsey, forma as Ilhas do Canal, uma dependência da coroa britânica que não faz parte do Reino Unido.
As Ilhas do Canal ou Ilhas Anglo-Normandas são um grupo de ilhas situadas no canal da Mancha, no Golfo de Saint-Malo, a oeste da península do Cotentin. As Ilhas são Jersey, Guernsey e outras ilhas de menor dimensão, próximas.
Antigamente chamadas de arquipélago Normando, constituem a parte insular da província histórica da Normandia. As Ilhas do Canal são a única parte do antigo Ducado da Normandia que não foi incorporada na França. Na atualidade, são dependências da coroa britânica. Ali, a rainha Elisabeth II é saudada como Sua Majestade a Rainha, Nosso Duque. A contradição com o género masculino está enraizada na lei sálica que determinava que a Normandia devesse ser exclusivamente governada por homens.
Baía de Beauport - Jersey
Com cerca de 160 000 habitantes, juridicamente as ilhas são constituídas por dois bailiados: Guernsey e Jersey.
Guernsey tem como capital St. Peter Port e, como dependências, as ilhas de Alderney (capital St.Anne), Brechou, Great Sark, Herm, Jethou, Lihou, Little Sark, Ortach, Petit Burhou.
Os dois bailiados dependências da coroa britânica, têm, cada um, parlamento e sistema administrativo próprios. Os idiomas oficiais das ilhas do Canal são o inglês e o francês. As línguas normandas jèrriais e guernésiais são reconhecidos como idiomas regionais.
Durante a Segunda Guerra Mundial foram a única parte das Ilhas Britânicas que foram ocupadas pela Alemanha Nazi.
Outra curiosidade interessante é que em Jersey, cerca de 8% da população é de origem portuguesa, formando a maior comunidade estrangeira do arquipélago.
O Bailiado de Jersey (Bailiwick of Jersey ou Bailliage de Jersey) é, então, um território constituído pelas Ilhas do Canal mais meridionais, situadas no Golfo de Saint-Malo, ou seja, a própria Ilha de Jersey, algumas ilhotas adjacentes e o grupo de rochedos chamado Minquiers, situado a sul.
O país mais próximo de Jersey é a França, a leste e a sul, seguindo-se Guernsey, a noroeste.
Esta bela ilha é famosa: pela vaca Jersey, por Lilly Langtry e pela a série de TV Bergerac (durante os anos oitenta).

quinta-feira, junho 30, 2016

A Propósito do Brexit


A propósito do Brexit há que esclarecer algumas dúvidas e imprecisões que se ouvem por aí.
Os termos "Inglaterra" e "Grã-Bretanha" são muitas vezes usadas como sinónimos de "Reino Unido",  o que não é inteiramente correto.
Mas, vamos lá começar pelo princípio e explicar tudo isto.  

As Ilhas Britânicas
Constituem um arquipélago formado por cerca de 5 mil ilhas. As duas maiores são a Grã-Bretanha e a ilha da Irlanda. Nesta última ficam dois países: a Irlanda do Norte (membro do Reino Unido) e a República da Irlanda (um Estado independente).
Além das duas maiores ilhas, fazem parte deste arquipélago outras ilhas menores, como as Órcades, as Shetland, as Hébridas, a ilha de Man e as ilhas do Canal (como Jersey).

A Grã-Bretanha é uma das Ilhas Britânicas. É o nome da grande ilha onde se localizam três das quatro nações britânicas: a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia. Com quase 230 mil km2 de área, tem cerca de 1000 km de comprimento de norte a sul e pouco menos de 500 km de leste a oeste.
A Escócia, localiza-se na parte norte; a Inglaterra, no sul; e o País de Gales, a oeste.
O ponto mais setentrional da Grã-Bretanha é Dunnet Head, no nordeste da Escócia e o mais meridional, Lizard Point, na Cornualha.
A Grã-Bretanha constitui a maior parte das Ilhas Britânicas. A Escócia Ocidental é orlada pela grande cadeia de ilhas conhecida como as Hébridas e para nordeste da Escócia estão as ilhas Órcades e a ilha de Shilly que têm laços administrativos com o interior, mas a Ilha de Man, no Mar da Irlanda, e as Ilhas do Canal, entre a Grã-Bretanha e a França, são largamente autónomas e não fazem parte do Reino Unido.

A Inglaterra
É um país que tem como capital a cidade de Londres, onde se localizam o Parlamento britânico e o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II.
Ao longo da história, a Inglaterra conseguiu impor-se politicamente sobre alguns países vizinhos e passou a controlar um Estado conhecido como Reino Unido (veja a seguir). No século XIX, com a Inglaterra à frente, o Império Britânico tornou-se um dos maiores da história, com uma extensão territorial equivalente a um quarto do planeta!

A Bretanha
Não deve confundir Bretanha com Grã-Bretanha. Este nome deriva da grande ilha onde fica a Inglaterra.  Mas, quando se menciona apenas Bretanha, estamos a referir-nos não a um território inglês, mas a uma região na França. A província da Bretanha é a maior área costeira francesa e tem como capital a cidade de Rennes. Por volta do século VI, essa região foi invadida por habitantes da atual Grã-Bretanha, os bretões, dando origem ao nome em comum.

O Reino Unido
O nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
É um Estado formado por quatro países/nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, e o chefe do governo é o primeiro-ministro, eleito por um Parlamento central, em Londres. Nas grandes questões de governo, como política económica, quem manda é esse Parlamento. Mas a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte também têm assembléias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões locais.
Embora as Ilhas do Canal e a Ilha de Man não façam parte do Reino Unido, têm uma relação especial com este. As Ilhas do Canal fizeram parte do Ducado da Normandia nos séculos X e XI e ficaram sujeitas à Coroa Inglesa depois da perda da Normandia para os Franceses no século XV.
A Ilha de Man esteve sob soberania nominal da Noruega até 1266 e finalmente ficou sob a administração da Coroa Britânica em 1765.
Hoje, estes territórios têm as suas assembleias legislativas e sistemas legais próprios, e a Ilha de Man tem também o seu sistema próprio de impostos.
O Governo Britânico é responsável pelas suas relações internacionais e pela sua defesa externa.

quarta-feira, junho 29, 2016

As Cavalhadas de São Pedro

As Cavalhadas são uma das mais curiosas festas açorianas, que ocorrem no dia de S. Pedro (29 de junho).
A festa inclui um desfile a cavalo, que parece ter sido inspirado nos torneios medievais.
Os cavaleiros, lanceiros, despenseiros e corneteiros, vestidos de branco com capas e faixas vermelhas, montados em cavalos, concentram-se junto ao Solar de Mafoma, casa do século XVIII, e iniciam uma cavalgada ao som de cornetas, atrás do "rei" ou maioral, que é uma personagem de longas barbas.
As Cavalhadas da Ribeira Seca (Ribeira Grande) são as mais famosas dos Açores.
O nome desta festa deriva do castelhano caballadas (de caballo), que se refere a vários tipos de provas de destreza equestre.
Câmara Cascudo, no Dicionário de Folclore Brasileiro, define cavalhada como desfile a cavalo, corrida de cavaleiros, jogos de canas, jogo de argolinhas. As cavalhadas subsistem em muitas partes do Brasil, e as de Pirenópolis (1826), no estado de Goiás, ligadas às festas do Espírito Santo, seguem a tradição europeia da dramatização da luta de Rolando contra os Mouros, em Roncesvales, a célebre gesta dos Doze Pares de França.
Em Vildemoinhos , perto de Viseu, mantêm-se como desfile de cavaleiros vestidos de fato escuro e montando cavalos ajaezados. Resultam, segundo a tradição (1652) , de uma promessa feita a São João Baptista pelos moleiros, no caso de conseguirem sentença favorável de água para os seus moinhos, havendo quem pense que têm influência das Cavalhadas da Ribeira Seca.
Há quem pense que as Cavalhadas da Ribeira Seca terão sido inspiradas nos jogos de canas. No entanto, essa influência, se realmente existiu, talvez não tenha ido além do facto de se tratar de um desfile de cavaleiros, vestidos com trajes coloridos e montando cavalos ajaezados.
Os jogos de canas consistiam numa simulação de luta entre dois grupos de cavaleiros, e eram assim chamados por ser uma cana que servia de lança de arremesso ou dardo. Para se defenderem, os cavaleiros usavam um escudo pequeno e redondo de coiro, a adarga.
Se quiser, contudo, ver como são as Cavalhadas na Ribeira Seca, não deixe de ver o vídeo que se segue.
Vale bem a pena. Não perca esta oportunidade!


terça-feira, junho 28, 2016

A Noite de São Pedro

A noite de 28 para 29 de Junho é marcada por festejos populares em louvor de São Pedro.

São Pedro, homem com uma história pessoal de origem humilde, foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido o seu primeiro Papa.

Depois da morte de São Pedro, segundo a tradição católica, foram-lhe entregues as chaves do reino dos céus. Assim, para se entrar no paraíso é necessário que o santo abra as suas portas.

Também lhe são atribuídas outras responsabilidades: de fazer chover, de fazer trovejar e de ser o protetor das viúvas e dos pescadores.

São Pedro é festejado no dia 29 de junho. As festas populares em sua honra, obedecem às mesmas características das festas de Santo António e de São João: marchas populares, mangericos, ruas enfeitadas, sardinha assada, procissões, bailaricos, fogos de artifício, etc.

Em todas as festas é também  tradição o saltar das fogueiras e o oferecer à namorada ou namorado aromáticos vasos de manjerico, onde se colocam quadras, muitas vezes falando de amor, ou não estivessem estas festas ligadas ao solstício de verão e a antigos rituais de fertilidade.

As festividades em honra de São Pedro, e que servem de remate aos festejos em louvor dos santos populares, existem em variados lugares do nosso país, cada uma com as suas particularidades. Como Sintra ou Évora, Montijo (com a sua procissão fluvial), Póvoa do Varzim, Castro Verde, Quintas de S. Pedro (Penalva de Alva, Oliveira do Hospital), S. Pedro do Sul ou a Coroação do Império de São Pedro em Água de Pau (Açores)

Dos rituais que lhe são dedicados, refira-se a festiva e popular Coroação de São Pedro, em Viana do Castelo, consumada na imagem que ladeia a porta da fachada da Igreja de São Domingos.
Consiste no antigo cerimonial de florir o arco do nicho onde se encontra a imagem de São Pedro com um outro de madeira revestido de hortênsias. É colocada também uma coroa de flores na cabeça do santo e um ramo na mão que segura a chave.
Como manda a praxe, o ritual é efectuada por uma criança - que se eleva até ao nicho, para colocar as flores e depor um beijo na face de São Pedro.

No concelho de Nisa (Alto Alentejo) a celebração a São Pedro, príncipe dos apóstolos e patrono dos pastores e lavradores (invulgar e pouco conhecida) durava três dias.
Da parte religiosa constava o Canto de Vésperas, na Capela de São Pedro. Contava com a participação de todos os lavradores, que se dirigiam para o local com dois porta-bandeiras: um levada pelo lavrador que nesse ano dava a festa, a outra pelo que a tomava a seu cargo no ano seguinte.

Veja agora como é feita a Coroação a S. Pedro, em Viana do Castelo.
Não perca. Vale bem a pena.

segunda-feira, junho 27, 2016

A Finlândia e os princípios para uma boa educação

A Finlândia e os princípios para uma boa educação, é um excerto do mais recente documentário de Michael Moore,  "Where to Invade Next, E Agora Invadimos O Quê?",  que faz uma comparação da educação entre os EUA e a Finlândia.


E Agora Invadimos O Quê? é o primeiro filme de Moore em seis anos.
Documentário em formato de comédia subversiva, no estilo de um diário de viagem, em que Michael Moore, interpreta o papel de "invasor", que visita uma série de nações europeias e africanas para entender como os EUA poderiam melhorar as suas perspetivas.

Moore passa algum tempo em países como a Tunísia, a Eslovénia, a Finlândia, a Itália, a França e Portugal, onde experimenta os métodos alternativos que esses países têm, para enfrentar os problemas sociais e económicos, que também são vividos pelos Estados Unidos.

Fique então, com Michael Moore em ,"Where to Invade Next, Finland", em português.
Vale a pena vê-lo, sobretudo se se preocupa com as questões da educação e da escola.
Dá que pensar. Ora veja!
Veja agora, o trailer do documentário de Michael Moore, Where to Invade Next  (2016) ou seja E Agora Invadimos o Quê?

domingo, junho 26, 2016

A Imperatriz do Uruguai

O maior geode de ametista do mundo foi encontrado no Uruguai e chama-se a Imperatriz do Uruguai.
Pesa 2.500 kg e tem 3,27 metros de altura. Depois de ser extraído e trazido para a superfície (o que levou quase três meses), a frente deste geode gigante foi cuidadosamente removida em seções muito pequenas, para revelar toda a sua beleza, como vê aqui ao lado (ou no vídeo abaixo).
Os geodes ou geodos (do grego, geoides, terroso) são formações rochosas que ocorrem em rochas vulcânicas e ocasionalmente em rochas sedimentares. São essencialmente cavidades, que se formam nas rochas, apresentando-se revestidas por formações cristalinas, muitas vezes apresentando a forma de faixas concêntricas. O exterior dos geodes mais comuns é geralmente constituído por calcário, enquanto que o interior contém cristais de quartzo e/ou depósitos de calcedónia. Outros geodes apresentam-se completamente preenchidos com cristais, apresentando-se como uma massa sólida, e tomam o nome de nódulos.
A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento. Diz-se que a origem de seu nome vem do grego "a", "não" e "methuskein", "intoxicar", de acordo com a antiga crença de que esta pedra protegia o seu dono da embriaguez.
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente trabalhada na antiguidade pelos entalhadores.
É a pedra oficial do curso de Letras, normalmente utilizada em anéis de formatura, simbolizando o esclarecimento.