sábado, maio 14, 2016

Duas árvores fantásticas

No mundo inteiro, existem árvores fantásticas pela sua beleza ou pelo seu exotismo, de tal maneira que parecem vir de outro planeta.
Venha daí fazer uma pausa e apreciar duas absolutamente excepcionais.
1 –  A Árvore Sangue de Dragão ou Dragoeiro 
A Dracaena draco L., conhecida pelo nome comum de dragoeiro, ou Árvore Sangue de Dragão, é uma planta da família das Ruscaceae (Dracaenaceae) originária da região biogeográfica atlântica da Macaronésia. É, portanto, nativa dos arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores, ocorrendo também em Cabo Verde.
Pode atingir centenas de anos de idade, produzindo árvores de grandes dimensões. Apesar de comum e muito apreciado como planta ornamental nos jardins daqueles arquipélagos, o dragoeiro encontra-se vulnerável no estado selvagem, devido à destruição do seu habitat.
Esta árvore pode ultrapassar os 15 m de altura, e, tem uma seiva que forma uma resina translucente, de cor vermelho sangue. É constituída maioritariamente por éteres, mas contém uma grande diversidade de substâncias, entre as quais a dracenina.
É uma árvore bela, misteriosa e com um formato que lembra uma nave espacial.
A resina vermelha que produz é usada na cosmética (fabrico de batons), em magia ritual e alquimia.
Em rituais de vodu, parece atrair amor ou dinheiro (nunca os dois) ou pode simplesmente ser usada para refrescar o hálito como uma pasta de dentes normal.


2 – O Abricó-de-Macaco ou Árvore Bola-de-Canhão
A árvore apropriadamente chamada de Bola-de-Canhão, é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazónica. É também comum a algumas partes do norte da América do Sul e das Caraíbas.
 Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados pelos humanos, devido ao aroma desagradável que exalam. No entanto, eles servem de alimento a macacos e a alguns animais domésticos.
Os frutos da Árvore Bola-de-Canhão levam quase um ano a amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem, pois, têm mais de dez centímetros de diâmetro e podem facilmente ferir as pessoas.
Mas, vale a pena observar, as incríveis flores desta árvore ornamental (como pode ver na foto ao lado e no vídeo abaixo).

sexta-feira, maio 13, 2016

Stitches

Oiça o menino bonito de origem portuguesa, Shawn Mendes, em Stitches (vídeo oficial).
Shawn Mendes (1998) é um cantor e músico luso-canaiano que atuou recentemente em Lisboa, com enorme sucesso.
O seu pai é português, de Lagos, no Algarve, onde este jovem cantor atuou perante um público, pela primeira vez, enquanto a sua mãe é inglesa.
Em 2013, Sawn Mendes começou a divulgar versões de covers na internet (no aplicativo popular Vine), conquistando milhões de visualizações e seguidores em alguns meses. Nesta fase tornou-se conhecido pelos trechos de seis segundos, de interpretações de canções populares.
O seu single de estreia, "Life of the Party", tornou-o o artista mais jovem a estrear nas 25 primeiras posições da Billboard Hot 100.
O seu álbum de estreia, Handwritten, foi lançado em abril de 2015,  que chegou logo ao primeiro lugar na Billboard 200, consagrando-o como o artista mais jovem a conseguir este feito.

quinta-feira, maio 12, 2016

A Orquídea que Lembra Recém-Nascidos (Anguloa Uniflora)

1 - A Orquídea que Lembra Recém-Nascidos (Anguloa Uniflora)
Anguloa é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceæ).
O nome deste género (Ang.), foi dado em homenagem a "Francisco de Angulo", um amante de orquídeas, que viveu no Perú, no final do século XVIII, quando lá chegaram os botânicos espanhóis: José Antonio Pavon Jimenez e Hipólito Ruiz López, membros da "Expedição Botânica ao Vice-Reino do Perú".
O género foi descrito pelos dois botânicos espanhóis, em 1798, e assim batizado como reconhecimento da ajuda que Ângulo lhes deu. O termo uniflora, de origem latina, significa Com Uma Flor (que pode atingir os 10 cm).
Esta orquídea é uma planta herbácia robusta que prefere os climas mais frios e é considerada das maiores espécies terrestres.
Floresce depois da queda das folhas caducas, do Verão até aos princípios do Outono.
O seu habitat distribui-se desde a Colômbia até ao Perú e, encontra-se em altitudes que vão dos 1400 aos 2500 metros (na Venezuela, Colômbia, Equador e Perú), na sombra profunda dos bosques húmidos das regiões montanhosas.

quarta-feira, maio 11, 2016

Favaios

Favaios é uma freguesia com 21,45 km² de área e 1 064 habitantes (2011).

Está localizada na Serra do Vilarelho, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no nordeste de Portugal.

Integra-se no Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade.

Aldeia Vinhateira do Douro, Favaios está a cerca de 150 km do Porto  e a 120 de Bragança, A sua população depende, em grande parte, da vinicultura. É conhecida pelo seu vinho moscatel e está localizada num dos mais belos planaltos da região duriense.
Para além da deslumbrante paisagem, das marcas arqueológicas, das casas brasonadas e dos monumentos religiosos, Favaios oferece gastronomia de fazer crescer água na boca!

Numa visita a Favaios, deve começar pelas muralhas do Castelo dos Mouros e depois conhecer a Igreja Matriz de São Domingos, que tem a torre sineira mais alta do concelho. Não deixe de passar pelo Museu do Pão e do Vinho, pela Fonte do Largo da Praça, pela Capela do Senhor Jesus do Outeiro e ainda pelo Cruzeiro de Favaios.

Tanto o pão como o vinho possuem longa tradição na gastronomia local. Não pode, por isso, passar sem o saborear. Delicie-se com o trigo de quatro cantos ou com a bola de carne.

A visita não ficaria completa sem uma passagem pela Adega Cooperativa de Favaios.
O produto de excelência é o seu moscatel. Um vinho generoso único e inconfundível mundialmente apreciado e reconhecido numerosos prémios nacionais e internacionais.
Obtido a partir da uva moscatel, é óptimo para beber antes e depois das refeições.

Veja agora com atenção a reportagem do Porto Canal
sobre a aldeia de Favaios:

terça-feira, maio 10, 2016

A Península de Yamal

A Península de Iamal ou Península de Yamal situa-se no norte da Rússia, localizando-se no distrito autónomo Yamal-Nenets, do noroeste da Sibéria.
Esta península está rodeada pelo Mar de Kara e a região estende-se por cerca de 700 km.  A norte fica a Ilha Belyi, da qual está separada pelo estreito de Malygin. Baydaratskaya Bay, fica a oeste, e o Golfo de Ob, a leste. É praticamente desabitada e o seu solo é constituído maioritariamente por permafrost.
Na língua dos seus habitantes indígenas, os Nenets , que pode ver na excelente apresentação que se segue, "Yamal" significa "End of the Land" ou seja "Fim do Mundo".
Yamal é também habitada por uma infinidade de espécies de aves migratórias. Mas, é uma região chave na produção de gás natural e de petróleo da Federação Russa, produzindo 8,2 milhões de toneladas de gás natural, anualmente.


Recentemente encontrou-se nesta península, uma cratera com cerca de 80 metros de profundidade, como pode ver no vídeo abaixo.
A análise de imagens de satélite da região, permitiu verificar que esta e outras crateras (com diâmetros variáveis) estão espalhadas por uma àrea relativamente grande e, pensa-se que, a sua formação resulta da extração do petróleo e gás natural.

segunda-feira, maio 09, 2016

A Dislexia

A dislexia é um transtorno na área da leitura, escrita e soletração, que pode também ser acompanhado de outras dificuldades, como por exemplo, na distinção entre esquerda e direita, na percepção de dimensões (distâncias, espaços, tamanhos e valores), na realização de operações aritméticas (discalculia) e no funcionamento da memória de curta duração.
A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante o processo de alfabetização, sendo comum provocar uma desfasagem inicial na aprendizagem.
A dislexia não é considerada uma doença, mas sim uma formação diferenciada do encéfalo, o que acarreta problemas na aprendizagem escolar, pela dificuldade revelada por alguns alunos, em descodificar os códigos que lhe são administrados durante as aulas.
A propósito deste transtorno, veja com atenção o vídeo abaixo, que mostra de forma extraordinária algumas das suas características e recorda exemplos de personalidades que sofreram/sofrem de dislexia.
 

domingo, maio 08, 2016

O Douro preso em barragens

Douro Vinhateiro - Leonardo Bizcaya
Verde tão verde e as árvores no fundo.
No fundo os rápidos que de água se quebravam
subindo à sirga em de rabelos barcos.
Mais baixas as alturas se reflectem calmas
de rochas casas e arvoredo fundo.

Verde tão verde o rio se não corre
de lago é preso e um barco noutra margem
parado se contempla a esbelta proa arqueada
sobre o telhado inverso do solar antigo.
Só brisa matinal se encrespa de água e morre.

Verde tão verde era de espuma e rocas
polindo-se tranquilas no fiar das águas.
Pelo Douro - João Escórcio
Vinham descendo os montes em socalcos que
lambidos se inseriam no passar dos barcos.
No fundo como nuvens se enverdecem rocas.

Verde tão verde era de rijas águas
de espumas e de pedras e de alteadas margens.
Tão verde ora de névoa surda
em que de gritos não barqueiros remam.
Que rio se era escuro e já de verdes águas.

Parado e sempiterno e velho de águas rio
não passas repassando as águas de outro tempo,
verde tão verde na manhã parada.
Jorge de Sena - Douro, 30/8/1971 - Exorcismos, Poesia III