sábado, março 19, 2016

Dia do Pai

 Hoje comemora-se em Portugal o O Dia do Pai. Celebra-se no dia de São José, santo popular da igreja católica (marido de Maria, mãe de Jesus Cristo).
A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal, também celebram o Dia do Pai no dia 19 de março países como a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.


Existem duas histórias sobre a origem do Dia do Pai:

1. Pensa-se que o Dia do Pai surgiu nos Estados Unidos da América, em 1909. Sonora Luise, filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.
A festa foi ficando conhecida em todo o país e em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

2. Na Babilónia, em 2000 A.C. um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu numa placa de argila uma mensagem para o seu pai, um rei babilónico famoso, Nabucodonosor, desejando saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai.

Assinalando esta data especial assista, em baixo,  à nova versão de O Meu Pai É Grande. 

sexta-feira, março 18, 2016

As pedras

As pedras falam? pois falam
mas não à nossa maneira,
que todas as coisas sabem
uma história que não calam.

Debaixo dos nossos pés
ou dentro da nossa mão
o que pensarão de nós?
O que de nós pensarão?

As pedras cantam nos lagos
choram no meio da rua
tremem de frio e de medo
quando a noite é fria e escura.

Riem nos muros ao sol,
no fundo do mar se esquecem.
Umas partem como aves
e nem mais tarde regressam.

Brilham quando a chuva cai.
Vestem-se de musgo verde
em casa velha ou em fonte
que saiba matar a sede.

Foi de duas pedras duras
que a faísca rebentou:
uma germinou em flor
e a outra nos céus voou.

As pedras falam? pois falam.
Só as entende quem quer,
que todas as coisas têm
um coisa para dizer.
Maria Alberta Menéres - Conversas com versos 

quinta-feira, março 17, 2016

O Tarzan do 5º Esquerdo

Raúl SolnadoRaúl de CarvalhoAlma FloraArtur AgostinhoCarmen Mendes são alguns dos actores  que entraram no filme português o Tarzan do 5º Esquerdouma comédia filmada em 1958.

A realização é de Augusto Fraga e o argumento de Costa Ferreira.

Espreitemos a história: 

Luísa e Manuel iniciam a sua vida de casados, dispondo apenas de sonhos e esperanças
Ele julga-se um Tarzan na selva da vida, capaz de enfrentar todas as ameaças, ao lado da companheira. Vão habitar num quinto andar com vistas para o Tejo, mas sem mobílias.

Nada que apoquente Manuel, que acha aceitável dormir no chão e comer num caixote. Apesar da surpresa, Luísa acaba por resignar-se em nome do amor que sente por ele.
Mas, a pouco e pouco, as coisas complicam-se. E só o nascimento de um filho vai fazer com que recuperem a esperança num futuro melhor.

Quedêmo-nos por aqui em relação à história. Porque os filmes fizeram-se para ser vistos e não contados.

Instalem-se e fiquem à vontade...

 

quarta-feira, março 16, 2016

A Ilha de Pentecostes e o Naghol

Pentecostes é uma ilha situada na província de Penama, em Vanuatu, com uma área de 490 km². Em 1999 a população da ilha era de 12.000 habitantes, hoje é de 39.000 habitantes.
Vanuatu ou República de Vanuatu é um Estado soberano insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das antigas Novas Hébridas. Tem fronteiras marítimas com as ilhas Salomão, a norte; com o território francês da Nova Caledónia, a sul; e com Fiji, a leste. A capital é Porto Vila.
A história deste arquipélago remonta há cerca de 4000 a 6000 anos.
A primeira ilha no grupo de Vanuatu descoberta por europeus, foi a Ilha de "Espiritu Santo" quando, em 1606, o explorador português Pedro Fernandes de Queirós, a avistou e pensou tratar-se de um continente do sul.
Os europeus não retornaram às ilhas até 1768, quando o explorador francês Louis Antoine de Bougainville redescobriu as ilhas. Em 1774, o Capitão Cook nomeou as ilhas de Novas Hébridas, nome que permaneceu até a independência do arquipélago.
Em 1825, o comerciante Peter Dillon descobriu madeira de sândalo na ilha de Erromango iniciando uma corrida que terminou em 1830. Durante a década de 1860, os fazendeiros da Austrália, Fiji, Nova Caledónia e as Ilhas Samoa, que necessitavam de mão de obra, incentivaram o comércio de trabalhadores contratados por um longo tempo, chamado de blackbirding. No auge do blackbirding, mais de metade da população adulta masculina de várias ilhas trabalhou no exterior.
Foi no século XIX que missionários, tanto católicos, como protestantes, chegaram às ilhas. Também chegaram colonos em busca de terra para as plantações de algodão.
O interesse dos franceses e britânicos nas ilhas levou à disputa dos dois poderes para anexar o território.
A chegada dos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial, com a sua conduta informal e a relativa riqueza, foi fundamental na ascensão do nacionalismo nas ilhas. A crença numa figura mítica messiânica chamada John Frum era a base para um culto indígena (um movimento para tentar obter bens industriais através da magia) que prometia a libertação da Melanésia. Hoje, John Frum é uma religião e um partido político com um membro no Parlamento.
Em 1980, no meio de uma breve guerra civil, chamada Guerra do Coco, foi criada a República de Vanuatu.
A ilha de Pentecostes situa-se ao norte deste arquipélago, hoje uma nação independente e, um dos maiores destinos turísticos do Pacifico Sul.
O mundo começa a conhecer agora as paradisíacas ilhas Vanuatu e em especial Pentecostes, uma ilha com uma temperatura amena e repleta de indescritíveis belezas naturais.
Em Pentecostes há também uma tradição que chama a atenção do mundo pela sua excepcional coragem: trata-se dos chamados Homens Voadores ou o Mergulho na Terra.
Este cerimonial iniciático chama-se Naghol e realiza-se há mais de mil anos. Quando o mês de abril chega e a estação chuvosa se aproxima do fim, as aldeias reúnem-se para a tradição anual de Naghol, para que possam dar graças aos deuses e garantir uma colheita abundante. Os nativos desta ilha, e só dela, fazem saltos de cima de torres rústicas muito altas (25 metros de altura), construídas com galhos toscos de árvores e, saltando apenas com cipós amarrados aos tornozelos. Estes cipós são especiais e tratados por um processo de hidratação de maneira a que eles se tornem elásticos.
Os moradores estão vestidos com trajes tradicionais e cantam e dançam em padrões coreografados para incentivar os mergulhadores.
Pensa-se que o Naghol tenha originado o Jumple Cable e o Bungy Jumping modernos, devido à sua similitude.
Se quiser ficar a conhecer melhor esta cerimónia e este extraordinário ritual de passagem assista ao vídeo que se segue.
Não perca. Vale mesmo a pena.

terça-feira, março 15, 2016

O Sr. Feliz e o Sr. Contente

Morreu ontem o ator português Nicolau BreynerNicolau Breyner (1940-2016) nasceu em Serpa (Alentejo). Depois de passar pelo Canto na juventude, pela Faculdade de Direito e pelo Conservatório, estreia-se em 1959. O actor Ribeirinho, um dos seus professores no Conservatório, convidou-o, juntamente com a actriz Florbela Queirós, para o elenco da peça Leonor Teles. O pequeno papel de Breyner não passou despercebido e brevemente o actor tornou-se cabeça de cartaz nos teatros de revista do Parque Mayer, ao mesmo tempo que se dedicava ao teatro radiofónico na Emissora Nacional.
Participou em filmes como Pão, Amor e... Totobola (1964), O Diabo Era Outro (1969) e Malteses, Burgueses e às Vezes... (1974).
Contudo, Breyner só se torna um fenómeno de popularidade após a Revolução dos Cravos com o programa televisivo Nicolau no País das Maravilhas (1975), onde, juntamente com Herman José, celebrizou a rábula O Senhor Feliz e o Senhor Contente, em que satirizavam, de uma forma lúdica, a situação política e económica do país.
Depois do sucesso do programa humorístico Eu Show Nico (1980), Breyner apareceu associado ao projecto da primeira telenovela portuguesa: Vila Faia (1982). Esta telenovela foi um êxito a nível nacional. Participou também na série humorística Gente Fina é Outra Coisa (1983), entrou como actor na telenovela Origens (1983) e fez uma derradeira incursão no teatro musical com a peça Annie (1984). Nessa fase, fundou a produtora NBP e figurou em séries como a segunda versão de Eu Show Nico (1987) e Os Homens da Segurança (1988).
Na década de 90, Breyner dedicou-se exclusivamente à televisão com Euronico (1990), Nico de Obra (1993), Cinzas (1993) e Reformado e Mal Pago (1996), não deixando de fazer incursões no cinema em Jaime (1999) de António Pedro Vasconcelos, Inferno (1999) de Joaquim Leitão, Os Imortais (2003) de António Pedro Vasconcelos e O Milagre Segundo Salomé (2004) de Mário Barroso.
Se não conhece a excelente rábula O Sr. Feliz e o Sr. Contente, veja-a em baixo e assista ao desempenho de Nicolau Breyner e Herman José.
E uns anitos mais tarde...

segunda-feira, março 14, 2016

Pelecyphora Aselliformis (peyotillo)



1- Pelecyfora aselliformis (1843), ou peyotillo é uma espécie rara de cato.



Este é um cato típico do Estado de São Luis de Potosí, no México.



Encontra-se sobretudo no norte e noroeste em lugares de altitudes entre os 1800 e os 2400 m, com alguma água no verão e nenhuma no Inverno.
Esta espécie cresce à sombra de arbustos e estende-se por uma área de cerca de 500 km².

Etimologicamente o nome científico provém do grego  "pelekus" e "phoros", palavras que se referem à forma dos tubérculos.

domingo, março 13, 2016

Os usos do elástico

Da cozinha à garagem os usos do elástico são múltiplos.
Aqui ficam algumas dicas para dar um uso mais eficaz a esta pequena mas poderosa ferramenta.
O vídeo abaixo mostra-lhe 10 formas diferentes para utilizar os elásticos que tem guardados numa caixinha lá em casa.
É muito útil e com ideias muito práticas. Ora veja!