sábado, fevereiro 27, 2016

O Glory Hole

1.O Glory Hole - Califórnia
O Glory Hole de Monticello Dam é o maior remoinho (ou buraco) de drenagem do mundo (suga 5000 m³ de água por segundo).
A represa ou barragem de Monticello, é uma barragem localizada no Condado de Napa, Califórnia, Estados Unidos, que foi construída entre os anos de 1953 e 1957.
A barragem é famosa em todo o mundo por contar com um imenso sumidouro de água, de cimento armado com 22 metros de diâmetro (chamado "Glory Hole", ou, "buraco da Glória"), que faz o escoamento do Lago Berryessa quando o nível da água atinge o limite de segurança, com o objetivo de evitar inundações. É considerado o maior buraco do mundo com estas características.

sexta-feira, fevereiro 26, 2016

My first, my last, my everything

Oiça Pavarotti & Barry White em "My first, my last, my everything". 
Barry White (1944 - 2003) foi um cantor, compositor, maestro e produtor musical norte-americano. Compositor de inúmeros sucessos em estilo soul e disco e de baladas românticas, e um intérprete com voz profunda e grave.

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

A Orquídea Pato

A Orquídea Pato, Orquídea Pato Voador, Pato-Voador, ou Caleana major,  pertence à família botânica das orquídeas e é típica das regiões leste e sul da Austrália.
É uma planta perene que floresce no final da primavera ou no início do verão. Pode ser encontrada em bosques de eucalipto, ribeirinhos ou pantanosos, e, também nos matagais próximos da costa. A planta costuma crescer até aos 50 centímetros de altura e as suas flores têm de 15 a 20 milímetros.
É uma planta muito apreciada por colecionadores devido a este formato diferente, que lembra muito patos com asas abertas, formato que utiliza para atrair insetos para a polinização.
A Orquídea Pato foi catalogada pela primeira vez pelo botânico e colecionador George Caley.

O Nome da Rosa

Umberto Eco (1932 –  2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional.
Foi colaborador de diversos periódicos académicos, e colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas.
Eco foi, ainda, um notório escritor de romances, entre os quais "O Nome da Rosa" (adaptado ao cinema, veja o trailer abaixo) e "O Pêndulo de Foucault".
Sinopse:
Um estudioso descobre casualmente a tradução francesa de um manuscrito do século XIV: o autor é um monge beneditino alemão, Adso de Melk, que narra, já em idade avançada, uma perturbante aventura da sua adolescência, vivida ao lado de um franciscano inglês, Guilherme de Baskerville.
Estamos em 1327. Numa abadia beneditina reúnem-se os teólogos de João XXII e os do Imperador. O objecto da discussão é a pregação dos Franciscanos, que chamam a igreja à pobreza evangélica e, implicitamente, à renúncia ao poder temporal.
Guilherme de Baskerville, tendo chegado com Adso pouco antes das duas delegações, encontra-se subitamente envolvido numa verdadeira história policial. Um monge morreu misteriosamente, mas este é apenas o primeiro dos sete cadáveres que irão transtornar a comunidade durante sete dias. Guilherme recebe o encargo de investigar esses prováveis crimes. O encontro entre os teólogos fracassa, mas não a investigação do nosso Sherlock Holmes da Idade Média, atento decifrador de sinais, que através de uma série de descobertas extraordinárias, conseguira no final encontrar o culpado nos labirintos da Biblioteca.

terça-feira, fevereiro 23, 2016

O Kimberley Big Hole

1.Kimberley Big Hole - África do Sul
"The Big Hole" (Grande Buraco) é uma cratera, que fica na cidade de Kimberley, África do Sul.
O Big Hole é o maior buraco do mundo feito a mão. Foi feito devido à excessiva atividade mineira nos arredores de Kimberley.
De 1866 a 1914, mais de 50 000 mineiros escavaram o buraco com pás e picaretas, tirando deste, cerca de 2720 kg de diamantes. O Big Hole ocupa 17 hectares e tem 463 metros de largura. Desde então acumulou água até aos 40 metros abaixo da superfície, inundando 175 metros do buraco. A mina subterrânea de Kimberley foi escavada até uma profundidade de 1097 metros.
Existe actualmente um esforço para registar o Big Hole como Património Mundial da Humanidade.

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Por Favor Não Matem a Cotovia

"Por Favor Não Matem a Cotovia" é um livro de Harper Lee
recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o 3º Ciclo.
Harper Lee (1926 - 2016) foi uma escritora norte-americana, que ganhou o Prémio Pulitzer de Ficção em 1961, pela sua obra de ficção To Kill a Mockingbird  (Por Favor, Não Matem a Cotovia).
Em julho de 1960 publicou "Por Favor Não Matem a Cotovia", tornando-se sucesso de público e crítica, e desde então nunca mais lançou um livro até que foi descoberto o "Vá Coloque Um Vigia", escondido numa caixa, e lançado em 2015.
Muito reservada, não dava entrevistas há anos. Morreu numa clínica para idosos em Monroeville, em 19 de fevereiro de 2016.
Sinopse:
Obra pungente onde são tratados temas como a coragem, a injustiça racial, a perda da inocência, a tragédia e o crescimento, é ainda um monumento de integridade que serve de exemplo, em muitos países de língua inglesa, para o ensino de valores humanos, bem como de construção literária.
Durante os anos da Depressão, Atticus Finch, um advogado viúvo de Maycomb, uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, recebe a dura tarefa de defender um homem negro injustamente acusado de violar uma jovem branca. Através do olhar curioso e rebelde de uma criança, Harper Lee descreve-nos o dia-a-dia de uma comunidade conservadora onde o preconceito e o racismo caracterizam as relações humanas, revelando-nos, ao mesmo tempo, o processo de crescimento, aprendizagem e descoberta do mundo típicos da infância.
Críticas:
«Sem dúvida um verdadeiro fenómeno literário, este romance sulista não apresenta a mais pequena mácula nas suas delicadas folhas de magnólia. Divertido, alegre e escrito com uma precisão cirúrgica.» - Vogue
«O estilo de Harper Lee revela-nos uma prosa enérgica e vigorosa capaz de traduzir com minúcia o modo de vida e o falar sulistas, bem como uma imensa panóplia de verdades úteis sobre a infância no sul dos EUA.» - Time

domingo, fevereiro 21, 2016

Medronho Moonshine

Kevin O'Grady, do grupo The Tasmaniac, é um cidadão irlandês que vive em Portugal e escreveu uma canção sobre o medronho algarvio  (ou aguardente de medronho).

Chama-se Medronho Moonshine. O vídeo oficial está aí em baixo. Preste atenção à letra!
Este irlandeses tornaram-se fãs desta nossa bebida e até os Guardas Republicanos são clientes....

O medronho, medronheira ou aguardente do medronho faz parte da identidade cultural e gastronómica do nosso país em particular do Algarve e da vila de Monchique e representa uma tradição secular que tem vindo a passar, religiosamente, de geração em geração.
Esta bebida é produzida a partir dos frutos com o mesmo nome (medronho), num processo de produção muito tradicional e artesanal. Todo o processo é demorado, para que o produto final fique com a melhor qualidade. Se quiser ficar a saber como se fabrica a medronheira basta clicar aqui.

O medronho é o fruto do medronheiro que é uma árvore frutífera e ornamental da família Ericaceae. É uma planta nativa da região mediterrânica e Europa Ocidental podendo ser encontrada em Portugal, por todo o país, mas a maior concentração ocorre nas serras do Caldeirão e Monchique.


Entretanto, não perca a oportunidade de apreciar esta homenagem de Kevin O'Grady, dos "The Tasmaniac, ao nosso medronho: