quarta-feira, dezembro 28, 2016

Hansel e Gretel (ou João e Maria)

Hansel e Gretel- 1927
Hansel e Gretel (ou João e Maria) é um conto de fadas cuja origem tem a ver com a tradição oral e que foi recolhido pelos irmãos Grimm.
Este conto relata as aventuras de dois irmãos (Hansel e Gretel ou João e Maria), filhos de um pobre lenhador, que moravam na floresta com o pai e a sua esposa.
Um dia, enquanto o pai trabalhava, a madrasta de João e Maria, estava a fazer uma torta. Entretanto, teve de sair para colher amoras na floresta. Pediu ao João e à Maria para que cuidassem da casa enquanto ela estivesse ausente.
Quando regressou da floresta, encontrou a casa toda desarrumada e, a torta que estava a preparar no chão. Ficou muito aborrecida com as crianças e, para se livrar delas, resolveu mandá-las à floresta para colherem mais amoras.
Os miúdos eram espertos. À medida que se iam internando na floresta, iam deitando no chão migalhas de pão, para não se perderem e puderem encontrar o caminho de casa. Porém, quando resolvem voltar para casa, percebem que as migalhas haviam sido comidas pelos pássaros da floresta e que estavam perdidos.
Enquanto procuravam o caminho para casa, João acaba por encontrar no meio da floresta, uma casa feita de doces. Como estava com muita fome, depois de tanto tempo à procura do caminho para casa, João chama Maria para comerem as guloseimas da casa.
Enquanto as crianças se deliciavam com os doces, uma velha bruxa aparece de dentro da casa e convida-os para entrar.
Lá dentro, a feia bruxa dá-lhes mais comida até eles não aguentarem mais. Toda a aparente gentileza da bruxa não passa de um maléfico plano para comer as criancinhas.
Logo a seguir prende-as para as assar. Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e enganam-na, atirando-a para dentro do forno que ela queria utilizar para as cozinhar.
Livres da bruxa, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher havia morrido.
Voltam para casa levando consigo o dinheiro que estava dentro da foice da bruxa, e que era suficiente para os sustentar no resto de suas vidas.

Sem comentários: