sábado, novembro 26, 2016

Freixo de Numão

Freixo de Numão é uma aldeia e freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Foz Côa, com 36,35 km² de área e 609 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 16,8 hab/km².

A aldeia de Freixo de Numão situa-se num planalto, rodeada de montanhas e com o rio Douro ao fundo.

São muito antigos os vestígios da ocupação humana na área e termo da freguesia de Freixo de Numão.
Quem visita esta belíssima aldeia, de casas juntinhas e de características rurais, depara também com diversos edifícios nobres: a Casa Brasonada de Freixo de Numão, Casa da Justiça, Casa Grande de Freixo de Numão, Casa de Fidalgos, E não deixe de fazer o Percurso Pedestre do Circuito Arqueológico.

No perímetro urbano de Freixo de Numão pode visitar o Museu Da Casa Grande, instalado num belo Solar Barroco (segunda metade do séc. XVIII), com mostras significativas de Arqueologia e Etnologia. No quintal anexo pode ver ruínas romanas, medievais e modernas e alguns materiais da Idade do Ferro.

Imponente, como sítio arqueológico mas também como miradouro, é o Castelo Velho, onde campanhas sucessivas de escavação têm permitido estudar um povoado dos III e II milénios A.C. (Idades do Cobre e do Bronze).

 As minas de volfrâmio, o sítio arqueológico da Coladreira e o sítio arqueológico do Rumansil  ficam ali perto e são testemunhos da passagem do tempo por este local.

De diversos pontos da aldeia pode ainda usufruir de miradouros como o Miradouro da Senhora da Carvalha e o Miradouro do Castelo Velho, que oferecem uma deslumbrante paisagem.

Porque "o corpo não é de ferro", no intervalo dos passeios aproveite para saborerar os pratos típicos da região, à base de carne de porco e aves.
Não perca os afamados enchidos e os doces - destaque para a lampreia de ovos.

E aproveite para fazer as honras a outros produtos da terra como a amêndoa, o azeite, o vinho fino e de mesa.

As festividades cíclicas são outro factor de atração a Freixo de Numão.
Valerá por isso a pena espreitar este vídeo que conta as Festas de 1987:

Sem comentários: