terça-feira, novembro 15, 2016

A Ceiba speciosa ou Paineira-Rosa

Vale Grande - Lisboa
A Paineira-Rosa é uma árvore bastante popular, devido principalmente à sua beleza extraordinária e ao seu curioso fruto.
A Ceiba speciosa ou  Paineira-rosa (Árvore-de-paina, Barriguda, Paina-de-seda, Paineira, Paineira-de-espinho, Paineira-fêmea, árvore-dos-espinhos ou árvore-da-seda) é uma árvore nativa da América do Sul, mais concretamente do Brasil e da Argentina, mas é cultivada em várias outras regiões tropicais.
Vale Grande - Lisboa
É uma árvore de folha caduca, que pode chegar a medir 4 a 8 m de altura, com tronco espesso, em
forma de uma garrafa, provido de espinhos cónicos, muito atrativos.  As flores são grandes e muito vistosas. A corola tem a forma de campânula aberta. As pétalas variam do rosa pálido ao roxo ou cor de vinho, com a parte inferior geralmente amarelada e com estrias.  O fruto é uma cápsula de aproximadamente 20 x 5 cm, lenhosa, que se abre por 3 valvas e contém numerosas sementes envolvidas por fibras sedosas. A Paineira Rosa floresce entre fevereiro e maio, no hemisfério sul, e no outono, no hemisfério norte.
Vale Grande - Lisboa
O néctar das suas flores é conhecido por atrair insetos, como a borboleta monarca, que realizam a polinização.
A madeira, leve, pouco resistente e mole, pode ser utilizada na confeção de canoas, tigelas, sola de tamancos, caixotes, artesanato e no fabrico de pasta celulósica.
Vale Grande - Lisboa
A árvore é muito apreciada como árvore ornamental, em parques e jardins, principalmente pela sua beleza na época de floração, mas também, devido ao seu rápido crescimento e rusticidade.
A paineira-rosa é uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso, daí que exista nalguns jardins do nosso país, nomeadamente, no Parque Oeste (Vale Grande), na cidade de Lisboa e no Parque de Serralves no Porto.

Sem comentários: