segunda-feira, outubro 31, 2016

Dia das Bruxas & Doce de Abóbora

O Dia das Bruxas ou Halloween é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono e em particular nos E. U.A., a 31 de outubro.
Esta celebração, que chegou aos E.U.A. pelos imigrantes irlandeses, em meados do século XIX, começa com a vigília de três dias do chamado Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos, incluindo os santos (hallows), os mártires e todos os fiéis falecidos.

Acredita-se que muitas das tradições do Halloween tiveram a sua origem no antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva.


Entre as atividades mais comuns do Halloween, estão: decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, pedir de porta em porta gosturas ou travessuras, as fogueiras, os jogos de adivinhação, crianças e adultos mascararem-se de almas assombradas e assistir a filmes de terror.


Nos tempos de hoje, o Dia das Bruxas transformou-se, sobretudo, numa celebração comercial.
* * * * *

Como um dos símbolos deste dia é a abóbora e, em muitas regiões do nosso país se faz. por esta altura do ano, doce de abóbora, aqui lhe deixo uma receita, muito simples, deste doce.

Ingredientes:
3 kg de abóbora descascada e cortada em cubinhos
1,800 kg de açucar (pode ser amarelo)
sumo de 4 laranjas
5 paus de canela
nozes q.b.

Preparação:
Dentro de uma panela ponha tudo em camadas. Deixe cozer em lume brando até ficar com uma côr laranja acastanhada, (mais ou menos 1 hora).
Em seguida, junte as nozes.
Ponha o doce em frasquinhos. Vire-os para baixo, até o doce arrefecer, para que fique guardado em vácuo e o doce possa durar mais tempo!
É bom para barrar em torradas ou para acompanhar com requeijão.

Sem comentários: