sexta-feira, setembro 02, 2016

Jeddah e o Mar Vermelho

Jeddah é uma cidade localizada no litoral, no Mar Vermelho, que abriga o maior porto da Arábia Saudita. Com cerca de quatro milhões de habitantes, é o maior centro urbano da costa do país e a segunda maior cidade (a primeira é a capital, Riade).
Esta cidade é considerada a capital comercial do país e a mais rica do Médio Oriente e da Ásia Ocidental. Em Jeddah está a construir-se aquele que virá a ser o maior edifício do mundo, a Torre do Reino, com mais de mil metros de altura.
Em 2014 a área histórica da cidade, com as suas edificações, em especial o monumento conhecido como a Porta para Meca, passou a constar da lista do Património Mundial da UNESCO.
É de salientar que "a cidade, se tem vindo a construir há centenas de anos, e transformou-se numa das mais importantes rotas comerciais do Oceano Índico e a porta de entrada dos peregrinos muçulmanos, que chegam por mar, rumo a Meca".
Jeddah possui um conjunto arquitetónico multicultural singular, como pode ver na apresentação e nos vídeos abaixo, erguido ao longo dos séculos, devido, não só, á sua importância comercial, mas também á passagem dos peregrinos".
Veja agora a apresentação.
 Agora o primeiro vídeo que mostra a vida nas ruas de Jeddah.
E agora um tour, com uma outra perspectiva desta cidade.

Sem comentários: