quarta-feira, setembro 14, 2016

A Rocha da Pena

A Paisagem Protegida da Rocha da Pena  localiza-se nas freguesias de Salir e Benafim, concelho de Loulé.

A criação desta Paisagem Protegida teve como objetivos proteger e conservar os aspetos físicos, estéticos, paisagísticos e biológicos do Barrocal algarvio, fomentando de forma equilibrada o desenvolvimento económico, social e cultural da região.

A Rocha da Pena (479 m) constitui uma das elevações do Barrocal algarvio, e apresenta uma cornija calcária com cerca de 50 metros de altura, cujo planalto atinge aproximadamente 2 kms de comprimento. Ao longo dos anos, a sua rocha calcária tem sofrido uma lenta erosão química, dando origem a fendas e grutas.
Entre elas, a gruta do Algar dos Mouros, que de acordo com a lenda terá sido um local de refúgio dos mouros após a conquista de Salir por D. Paio Peres Correia, daí a sua importância geológica e arqueológica.

Uma das riquezas desta região é a grande diversidade da sua flora, possuindo mais de 500 espécies, algumas endémicas e outras medicinais e aromáticas. Das espécies endémicas destaca-se o Narcissus calcicola, endémica de Portugal e a palmeira-anã ou palmeira-das-vassouras Chamaerops humilis, a única palmeira espontânea da Europa, utilizada para o fabrico de produtos artesanais. Nas espécies medicinais encontra-se a milfurada Hypericum perforatum e a avenca Adianthus capillus veneris. Nas espécies aromáticas destaca-se o rosmaninho Lavandula stoechas e o alecrim Rosmarinus officinalis.

Devido à sua localização geográfica, esta Paisagem Protegida possui, também, uma grande diversidade de avifauna, tendo sido avistadas cerca de 122 espécies que, na sua maioria, são residentes, embora também se encontrem aves migratórias, invernantes, nidificadoras e estivais.
Das aves residentes destacam-se o gaio Garrulus glandarius, o búteo ou águia-de-asa-redonda Buteo buteo, uma ave de rapina bastante comum por toda a Europa, e a águia-de-bonelli Hieraaetus fasciatus.
A garça-real Ardea cinerea e o tordo-ruivo Turdus iliacus são aves invernantes. Das aves nidificantes estivais, pode-se observar o abelharuco Merops apiaster e o cuco-canoro Cuculus canorus, que deposita os seus ovos no ninho de outras aves.


Além da avifauna, também ocorrem na Rocha da Pena, mamíferos importantes como o coelho, o javali e pequenos predadores como a raposa Vulpes vulpes, a gineta e o sacarrabos. Também ali existem duas espécies de morcegos, o morcego-de-peluche e o morcego-rato-pequeno, que são espécies consideradas em perigo de extinção.

A Rocha da Pena possui as melhores condições para a prática de variadas actividades desportivas, como a escalada, os percursos pedestres e as ultramaratonas, como pode ver nos vídeos abaixo.
UTRP - Ultra Trilhos Rocha da Pena - 2016 teaser from ATR - Algarve Trail Running on Vimeo.

Sem comentários: