segunda-feira, julho 04, 2016

1975 Na Primeira Pessoa

1975 Na Primeira Pessoa – Lobito. Uma Cidade com Estórias por Contar é um livro de Manuela Amoedo, lançado recentemente, pela editora Nova Vega.
Manuela Amoedo nasceu em Benguela, Angola, em 1960. Formou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e é pós-graduada em Filosofia e Acção Educativa pela Universidade Católica Portuguesa. Está certificada como Teacher-Educator in Philosophy for Children pelo I.A.P.C./Montclair State College (USA). Actualmente exerce as funções de professora de filosofia no Agrupamento de Escolas de Mem Martins.

Sinopse:
O livro revisita o êxodo que teve lugar em 1975, quando milhares de portugueses, nascidos e residentes em Angola, se viram coagidos a abandonar esse país por via da guerra civil.

Cidade do Lobito - Quitos
Este livro de Manuela Amoedo reúne um conjunto de narrativas reais que traduzem o drama e a tragédia que esse êxodo constituiu para muitas dessas famílias, incluindo a dela própria, por de forma abrupta se virem condenados a fugir deixando para trás todas as suas referências e os haveres e trabalho de uma vida inteira. Segundo o prefaciador, Miguel Real, “são recordações tormentosas da existência pessoal de que o historiador, ponderado, não se pode alhear. São, por assim dizer, a seiva biográfica do tempo”. O livro é ainda valorizado com um apêndice repleto de fotografias do Lobito tiradas pelo seu melhor fotógrafo que foi Francisco Jorge Esperança Júnior (Quitos).

Sem comentários: