quarta-feira, junho 29, 2016

As Cavalhadas de São Pedro

As Cavalhadas são uma das mais curiosas festas açorianas, que ocorrem no dia de S. Pedro (29 de junho).
A festa inclui um desfile a cavalo, que parece ter sido inspirado nos torneios medievais.
Os cavaleiros, lanceiros, despenseiros e corneteiros, vestidos de branco com capas e faixas vermelhas, montados em cavalos, concentram-se junto ao Solar de Mafoma, casa do século XVIII, e iniciam uma cavalgada ao som de cornetas, atrás do "rei" ou maioral, que é uma personagem de longas barbas.
As Cavalhadas da Ribeira Seca (Ribeira Grande) são as mais famosas dos Açores.
O nome desta festa deriva do castelhano caballadas (de caballo), que se refere a vários tipos de provas de destreza equestre.
Câmara Cascudo, no Dicionário de Folclore Brasileiro, define cavalhada como desfile a cavalo, corrida de cavaleiros, jogos de canas, jogo de argolinhas. As cavalhadas subsistem em muitas partes do Brasil, e as de Pirenópolis (1826), no estado de Goiás, ligadas às festas do Espírito Santo, seguem a tradição europeia da dramatização da luta de Rolando contra os Mouros, em Roncesvales, a célebre gesta dos Doze Pares de França.
Em Vildemoinhos , perto de Viseu, mantêm-se como desfile de cavaleiros vestidos de fato escuro e montando cavalos ajaezados. Resultam, segundo a tradição (1652) , de uma promessa feita a São João Baptista pelos moleiros, no caso de conseguirem sentença favorável de água para os seus moinhos, havendo quem pense que têm influência das Cavalhadas da Ribeira Seca.
Há quem pense que as Cavalhadas da Ribeira Seca terão sido inspiradas nos jogos de canas. No entanto, essa influência, se realmente existiu, talvez não tenha ido além do facto de se tratar de um desfile de cavaleiros, vestidos com trajes coloridos e montando cavalos ajaezados.
Os jogos de canas consistiam numa simulação de luta entre dois grupos de cavaleiros, e eram assim chamados por ser uma cana que servia de lança de arremesso ou dardo. Para se defenderem, os cavaleiros usavam um escudo pequeno e redondo de coiro, a adarga.
Se quiser, contudo, ver como são as Cavalhadas na Ribeira Seca, não deixe de ver o vídeo que se segue.
Vale bem a pena. Não perca esta oportunidade!


Sem comentários: