terça-feira, junho 28, 2016

A Noite de São Pedro

A noite de 28 para 29 de Junho é marcada por festejos populares em louvor de São Pedro.

São Pedro, homem com uma história pessoal de origem humilde, foi apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido o seu primeiro Papa.

Depois da morte de São Pedro, segundo a tradição católica, foram-lhe entregues as chaves do reino dos céus. Assim, para se entrar no paraíso é necessário que o santo abra as suas portas.

Também lhe são atribuídas outras responsabilidades: de fazer chover, de fazer trovejar e de ser o protetor das viúvas e dos pescadores.

São Pedro é festejado no dia 29 de junho. As festas populares em sua honra, obedecem às mesmas características das festas de Santo António e de São João: marchas populares, mangericos, ruas enfeitadas, sardinha assada, procissões, bailaricos, fogos de artifício, etc.

Em todas as festas é também  tradição o saltar das fogueiras e o oferecer à namorada ou namorado aromáticos vasos de manjerico, onde se colocam quadras, muitas vezes falando de amor, ou não estivessem estas festas ligadas ao solstício de verão e a antigos rituais de fertilidade.

As festividades em honra de São Pedro, e que servem de remate aos festejos em louvor dos santos populares, existem em variados lugares do nosso país, cada uma com as suas particularidades. Como Sintra ou Évora, Montijo (com a sua procissão fluvial), Póvoa do Varzim, Castro Verde, Quintas de S. Pedro (Penalva de Alva, Oliveira do Hospital), S. Pedro do Sul ou a Coroação do Império de São Pedro em Água de Pau (Açores)

Dos rituais que lhe são dedicados, refira-se a festiva e popular Coroação de São Pedro, em Viana do Castelo, consumada na imagem que ladeia a porta da fachada da Igreja de São Domingos.
Consiste no antigo cerimonial de florir o arco do nicho onde se encontra a imagem de São Pedro com um outro de madeira revestido de hortênsias. É colocada também uma coroa de flores na cabeça do santo e um ramo na mão que segura a chave.
Como manda a praxe, o ritual é efectuada por uma criança - que se eleva até ao nicho, para colocar as flores e depor um beijo na face de São Pedro.

No concelho de Nisa (Alto Alentejo) a celebração a São Pedro, príncipe dos apóstolos e patrono dos pastores e lavradores (invulgar e pouco conhecida) durava três dias.
Da parte religiosa constava o Canto de Vésperas, na Capela de São Pedro. Contava com a participação de todos os lavradores, que se dirigiam para o local com dois porta-bandeiras: um levada pelo lavrador que nesse ano dava a festa, a outra pelo que a tomava a seu cargo no ano seguinte.

Veja agora como é feita a Coroação a S. Pedro, em Viana do Castelo.
Não perca. Vale bem a pena.

Sem comentários: