quinta-feira, junho 16, 2016

A Ilha de São Martinho

São Martinho (ou São Martim, São Martin, Saint Martin, Saint-Martin, Sint Maarten) é uma ilha do nordeste das Caraíbas (Antilhas) localizada 250 km a norte do arquipélago de Guadalupe e acerca de 300 km a leste de Porto Rico. O seu território é compartilhado por dois países: a França e o Reino dos Países Baixos (única fronteira terrestre compartilhada por estes dois países em qualquer lugar na Terra).
A porção setentrional, que constitui uma coletividade ultramarina (Coletividade de St. Martin) desde 2007, pertence à República Francesa. A porção meridional (que compreende Sint Maarten, é um dos quatro países constitutivos dos Países Baixos), que até 2010 integrou as Antilhas Holandesas, tem agora administração autónoma, sendo um país pertencente ao Reino dos Países Baixos.
Estas duas partes são praticamente iguais em termos populacionais (com um total de 77,741 habitantes), porém, com um pouco mais de pessoas a viver no lado holandês (40.917 habitantes).
A ilha de São Martinho é a menor ilha habitada dividida entre duas nações. A data de divisão da ilha remonta a 1648, quando a França e a Holanda concordaram em a dividir entre os dois países, com a assinatura do Tratado de Concordia.
São Martinho tem uma área total de 87 km2,  (53 km 2 sob a soberania da França e 34 km2 sob a soberania do Reino dos Países Baixos), coletivamente, os dois territórios são conhecidos como "St-Martin/St Maarten".  As principais cidades são Philipsburg (Holanda) e Marigot (França).
A mais alta colina é o Pic Paradis (424 metros) situado no lado francês. Mas ambos os lados são montanhosos apresentando grandes picos.
Esta ilha tem um clima de monção tropical , com uma estação seca, de janeiro a abril e uma estação chuvosa de agosto a dezembro.
Mas, esta ilha não é só conhecida pelos seus aspetos históricos ou geográficos. O que a torna especial e famosa é  Aeroporto Internacional Princesa Juliana, conhecido como SXM, situado no lado holandês.
Este aeroporto, recebe aviões de grande porte e possui no ínicio da pista de aterragem... uma praia.
Uma aterragem neste aeroporto, como pode comprovar nos vídeos abaixo, é um espectáculo inesquecível e aterrador, sobretudo se se estiver na praia.
Ora veja! Não perca esta oprtunidade.
E agora o outro!

Sem comentários: