terça-feira, junho 21, 2016

A Fera Amansada

Comemora-se este ano, os 600 anos da morte de William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 1564 — 1616).  Shakespeare foi um dramaturgo e poeta inglês, considerado como o maior dramaturgo da língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental.
As suas obras, que permanecem ao longo dos tempos, consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias.
Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
De entre as suas obras é de salientar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).
Shakespeare produziu as suas obras mais famosas entre 1590 e 1613. As suas primeiras peças foram principalmente comédias e histórias. Em seguida, escreveu principalmente tragédias até 1608, incluindo Hamlet, Rei lear e Macbeth, considerados alguns dos melhores exemplos do idioma inglês. Na última fase da sua vida, escreveu tragicomédias e colaborou com outros dramaturgos. Shakespeare era um respeitado poeta e dramaturgo na sua época, mas a sua reputação só atingiu o nível de hoje, a partir do século XIX.
The Taming of the Shrew (A Megera Domada, no Brasil, e A Fera Amansada, em Portugal) é uma peça teatral de William Shakespeare, sendo uma das primeiras comédias por ele escritas. Tem como tema central – que compartilha com outras comédias do autor, como Much Ado About Nothing (Muito Barulho por Nada) e A Midsummer Night's Dream (Sonho de uma Noite de Verão) – o casamento, a guerra dos sexos e as conquistas amorosas.
 A Fera Amansada diferencia-se das outras comédias porque dedica boa parte da ação à vida matrimonial, ou seja, aos acontecimentos que se sucedem à cerimónia nupcial em si. Não raro as comédias shakespeareanas têm o casamento como final da ação, a exemplo de Much Ado About Nothing. Os principais personagens são Lucêncio, o filho de um rico mercador, e seu empregado Trânio; Petruchio, um rico viajante; Catarina, uma autêntica fera; a doce e meiga Bianca e Baptista, o pai de de Bianca e Catarina.
O enredo, relativamente simples, teria sido recolhido por Shakespeare de antigos contos da tradição oral e diz respeito a um pai, Batista, nobre e rico viúvo, que vive em Pádua com as suas duas bonitas filhas: Catarina e Bianca. Bianca é obediente, dócil e terna. Já a sua irmã Catarina é o oposto, e o seu temperamento rebelde é conhecido de todos os habitantes de Pádua, que sempre se referem a ela como Catarina, a "Fera".
O nobre Baptista era muito censurado por não aceitar as muitas e excelentes propostas de casamento que eram feitas a Bianca, a sua filha mais nova; mas a todos os pretendentes ele respondia que só teriam a mão da filha mais nova depois de ver casada a filha mais velha, Catarina.
Até que certo dia, um fidalgo chamado Petruchio chega a Pádua com a intenção de procurar esposa.
Petruchio não se mostra nada desencorajado com o que ouve sobre o temperamento de Catarina, quando sabe que além de rica ela é muito bonita.
Espirituoso, perspicaz, amigo de folgar e dotado de um apurado discernimento Petruchio consegue, através de um ardiloso e divertido plano, amansar o coração rebelde da bela Catarina.
Esta comédia de Shakespeare foi também adaptada ao cinema (1967), com interpretações fabulosas de Richard Burton (Petruchio) e Elizabeth Taylor (Catarina).


Sem comentários: