domingo, maio 29, 2016

O Toucinho do Céu

O Toucinho do Céu é uma receita clássica da doçaria conventual portuguesa.
O Toucinho do Céu é uma espécie de bolo feito com açúcar em ponto (pérola) ao qual se adicionam amêndoas raladas, por vezes doce de gila (ou chila) e, finalmente, uma grande número de gemas de ovos.
Pensa-se que o nome Toucinho do Céu, se deve ao facto de a receita, na sua versão original, conter banha de porco como ingrediente.
Este doce conventual faz-se em todo o país, mas existem diferenças de região para região, sendo os toucinhos do céu mais famosos os de Guimarães e Murça (Trás-os-Montes).

O Toucinho do Céu de Guimarães está associado ao Convento de Santa Clara. Embora não se tenha encontrado, neste mosteiro, qualquer registo escrito da receita, ela surge escrita no século XIX, em cadernos de receitas supostamente herdados do convento, já depois da extinção das ordens religiosas (1834).
 Estas receitas contêm doce de chila (ou gila), gemas de ovos e nalguns casos farinha. A massa daí resultante vai a cozer, em forma redonda, em forno brando. Há receitas que incluem também pedacinhos de cidrão cristalizado.
Depois do doce pronto, é polvilhado com bastante açúcar pilé. O bolo é então colocado numa caixa de cartão, devidamente enfeitada com papel recortado e com pequenas flores, feitas também em papel recortado e colocadas sobre o bolo.


Em Murça, no Convento de S. Bento, foi encontrada a receita que ainda hoje  é utilizada na sua confecção. Acredita-se que terá sido em Murça que nasceu a receita original deste doce, uma herança das freiras beneditinas que durante séculos ali estiveram instaladas - até finais do século XIX.

Aqui o açúcar tem de atingir o ponto de espadana. Junta-se-lhe depois, a amêndoa ralada e o doce de chila. Em seguida, a canela e as gemas de ovos.
 A outra grande diferença é que vai a cozer num tabuleiro retangular. Depois de pronto, polvilha-se com açúcar pilé, e pode cortar-se em fatias regulares que se colocam em caixas forradas com papel de seda recortado.


Em Amarante, Convento de S. Gonçalo de Amarante, há um outro toucinho do céu (receita idêntica foi também encontrada no Mosteiro do Vairão em Vila do Conde).
Neste caso coloca-se o açúcar em ponto de espadana, junta-se a amêndoa, o sumo de limão, as gemas de ovo, e algumas claras. Vai a cozer em forma redonda e enfeita-se a gosto. 


Já no Alentejo, em Portalegre, há uma receita do Convento de S. Bernardo, que inclui o açúcar (em ponto de espadana), as amêndoas torradas e raladas, as gemas, algumas claras e alguma farinha. Não tem doce de chila. Também aí mas no Convento de Santa Clara, uma outra receita que inclui, manteiga de vaca. A massa fica mais cremosa.

Em Elvas, Convento de S. Domingos, o toucinho do céu surge com a denominação de Toucinho Rançoso.
 O açúcar tem de atingir o ponto de pasta, e inclui doce de chila em maior quantidade do que a de amêndoa.
Ainda em Elvas, no  Convento de Santa Clara, há um toucinho do céu menos conhecido, também apelidado de Soror Mariana. Neste, em vez de amêndoas, são utilizadas nozes.


Em Évora, a sua origem está associada  ao Convento das Mónicas. Aqui as gemas são passadas por um passador e o açúcar tem de atingir o ponto de pérola. Leva amêndoas torradas e raladas, e gemas.

Chegados ao Algarve, destaca-se o toucinho do céu de Lagos, do Convento de Nossa Senhora do Carmo (da Conceição).  Esta receita, um pouco em desuso, utiliza amêndoas, pinhões e avelãs.

Como viu são muitas, as variedades e as formas de toucinho do céu, que poderão ser encontradas no nosso país. Mas, se o quiser experimentar, aqui lhe deixo uma receita completa de uma das variantes deste doce conventual cheio de história.

Ingredientes:
300 g de amêndoas raladas e sem pele
500 g de açúcar
200 ml de água
18 gemas
2 ovos inteiros
1 pitada de sal
1 colher de café de canela em pó
Açúcar de confeiteiro e canela em pó para polvilhar q.b.
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar a forma

Preparação:
Ponha o açúcar e a água num tacho. Leve ao lume até formar uma calda em ponto de pérola. Retire e misture, na calda, as amêndoas raladas, juntamente com a pitada de sal.
Deixe arrefecer o preparado e, misture a canela e as gemas e os ovos passados por uma peneira.
A calda deve estar suficientemente fria, para que as gemas não cozinhem ao entrar em contato com ela.
Leve novamente o tacho ao lume. Vá mexendo sempre o preparado, até obter um creme grosso que caia lentamente da colher.
Retire do fogo e coloque o toucinho do céu numa forma de aproximadamente 25 cm (de fundo amovível), que deve estar bem untada com manteiga e enfarinhada.
Leve ao forno (que deve estar pré-aquecido) brando (entre os 150° - 180º C.) durante 35 minutos.
Desenforme depois de frio.  Polvilhe com a canela e o açúcar de confeiteiro.
E agora, bom apetite, porque é de comer e chorar por mais!

Sem comentários: