terça-feira, maio 31, 2016

O Hipericão (do Gerês)

Em Portugal a espécie mais conhecida e utilizada de Hipericão é o Hipericão-do-Gerês (Hypericum androsaemum), também conhecido por Androsemo, Erva-Mijadeira, Erva-da-Pedra ou Erva-do-Gerês.
O habitat desta espécie é a Europa Ocidental e Meridional e o próximo Oriente (até ao Irão).
Em Portugal, encontra-se em lugares sombrios e húmidos, do Minho, Beiras e Estremadura.
É uma planta medicinal hépato-protetora e com propriedades diuréticas e cicratizantes, sendo por isso muito utilizada no tratamento de doenças do fígado, de cólicas ou de queimaduras.
No Brasil, o Hipericão é, também, uma plana medicinal, conhecida como Erva-de-São-João, Milfurada, Ibitipoca ou Hipérico-Verdadeiro, cujo nome científico é Hypericum perforatum.
É também muito utilizada como remédio caseiro para combater a depressão, eliminar as lombrigas ou aliviar problemas respiratórios, por exemplo.
Para que serve o chá de hipericão?
O chá de hipericão serve para tratar casos de ansiedade e depressão, funcionando como um tranquilizante natural.
Trata também inflamações da bexiga (cistites), dores nos rins e alguns problemas de fígado. É ainda usado para quem sofre de dores musculares e ciática.
Usado com regularidade, dá excelentes resultados em caos de impotência e frigidez e resolve também problemas de incontinência urinária. Nas senhoras, este chá alivia ainda as dores menstruais e enxaquecas.
Como fazer o Chá de Hipericão?
O ideal será fazer o chá, com 2 colheres de sopa de hipericão para 1 litro de água a ferver. Coar e beber 3 a 4 chávenas por dia, quente ou frio.

Sem comentários: