quarta-feira, maio 11, 2016

Favaios

Favaios é uma freguesia com 21,45 km² de área e 1 064 habitantes (2011).

Está localizada na Serra do Vilarelho, no concelho de Alijó, distrito de Vila Real, província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no nordeste de Portugal.

Integra-se no Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade.

Aldeia Vinhateira do Douro, Favaios está a cerca de 150 km do Porto  e a 120 de Bragança, A sua população depende, em grande parte, da vinicultura. É conhecida pelo seu vinho moscatel e está localizada num dos mais belos planaltos da região duriense.
Para além da deslumbrante paisagem, das marcas arqueológicas, das casas brasonadas e dos monumentos religiosos, Favaios oferece gastronomia de fazer crescer água na boca!

Numa visita a Favaios, deve começar pelas muralhas do Castelo dos Mouros e depois conhecer a Igreja Matriz de São Domingos, que tem a torre sineira mais alta do concelho. Não deixe de passar pelo Museu do Pão e do Vinho, pela Fonte do Largo da Praça, pela Capela do Senhor Jesus do Outeiro e ainda pelo Cruzeiro de Favaios.

Tanto o pão como o vinho possuem longa tradição na gastronomia local. Não pode, por isso, passar sem o saborear. Delicie-se com o trigo de quatro cantos ou com a bola de carne.

A visita não ficaria completa sem uma passagem pela Adega Cooperativa de Favaios.
O produto de excelência é o seu moscatel. Um vinho generoso único e inconfundível mundialmente apreciado e reconhecido numerosos prémios nacionais e internacionais.
Obtido a partir da uva moscatel, é óptimo para beber antes e depois das refeições.

Veja agora com atenção a reportagem do Porto Canal
sobre a aldeia de Favaios:

Sem comentários: