sábado, abril 16, 2016

A Boa Mentira

A Boa Mentira é um filme (2014), com argumento de Margaret Nagle e realizado pelo americano Philippe Falardeau, que conta com as interpretações de Reese Witherspoon, Corey Stoll, Sarah Baker, Emmanuel Jal, Arnold Oceng, Ger Duany e Kuoth Wiel. Alguns destes atores viveram de perto a experiência mostrada no filme.
Sinopse:
Este drama inspirado em factos reais, conta a história de um jovem sobrevivente da Guerra Civil do Sudão que, ao lado de outros três homens sudaneses, Mamere (Arnold Oceng), Jeremiah (Ger Duany) e Paul (o músico Emmanuel Jal), têm a oportunidade de sair do país e conseguir uma vida melhor nos Estados Unidos. São acolhidos por uma assistente social, Carrie Davis (Reese Witherspoon), que pouco conhece sobre o duro passado de cada um. Ela é uma mulher solteira, bem resolvida e muito prática, o que lhes parece estranhíssimo. Aos poucos, tornam-se amigos e descobrem uma nova visão de mundo.
De referir ainda que, entre 1983 e 2005, durante os anos da Guerra Civil que assolou o Sudão, estima-se que mais de dois milhões de pessoas tenham perdido a vida. Em busca de abrigo, um sem-número de famílias, sobretudo crianças, deixou as suas casas e seguiu em direcção a campos de refugiados. Alguns anos mais tarde, um esforço humanitário levou para os EUA algumas destas crianças.

Sem comentários: