quinta-feira, abril 14, 2016

A Aldeia do Marco

A aldeia do Marco (ou Várzea Grande) é uma aldeia que faz parte da freguesia de Esperança, no concelho de Arronches (Alentejo). Esta aldeia está separada da sua irmã gémea a aldeia de El Marco (freguesia do concelho de La Codosera (Badajoz) pela Ribeira de Abrilongo.
A particularidade desta aldeia geminada é o facto de estar separada pela fronteira e por uma ribeira. Até à criação de uma estrada de ligação entre ambos os países, a única forma de comunicação possível era uma pequena ponte sobre a Ribeira de Abrilongo. 
Esta ponte tem apenas 6 metros de comprimento e é a ponte internacional mais pequena do mundo. Atravessa a fronteira entre Portugal e Espanha ligando as pequenas povoações de Várzea Grande e El Marco. Na parte portuguesa da aldeia existe um marco fronteiriço, o 713-B, colocado na sequência do Tratado de Limites de Lisboa de 1864.
Esta região foi colonizada por camponeses alentejanos, nomeadamente no último quartel do século XIX, abrangendo grande parte do território do concelho ou ayuntamiento de La Codosera, o que nos permite falar de uma Extremadura portuguesa ou alentejana ou de um Alentejo espanhol ou extremenho. Não admira, pois, que o casario tradicional, seja fundamentalmente alentejano.
A aldeia situa-se numa região rural, onde o português é a língua normal de comunicação, pouco desenvolvida, em que a agricultura (oliveira) continua a ser importante tal como o comércio, tanto na parte portuguesa como na espanhola, com duas lojas de venda a retalho de relógios, toalhas, candeeiros, faqueiros, etc., direccionados claramente para um cliente espanhol que procura em Portugal bons produtos a preços mais reduzidos.
Devido ao comércio e à proximidade com Espanha, os contactos transfronteiriços são muito intensos, o que tem originado matrimónios mistos muito frequentes.
A aldeia de Marco fica integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede, o que é um bom motivo para fazer excursões pela serra.

Sem comentários: