quarta-feira, março 09, 2016

O Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas (ou Chapada das Mesas) é uma área de proteção ambiental que abrange 160 046 hectares de cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão, Brasil.
A região, agora abrigada no Parque Nacional, é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico que deriva das belezas naturais da Chapada das Mesas.
A criação do parque, que era debatida e avaliada desde 2004, ganhou força com a realização de estudos de campo que comprovaram o valor ecológico, social, económico e cultural da região.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um paraíso onde o contato com a natureza e a tranquilidade das cidades da região estão garantidas.
Ali existem bosques, cerrado, canyons, 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas, numa das regiões mais bonitas do Brasil. É um lugar perfeito para quem gosta de caminhadas, rafting, rapel e outras atividades radicais.
As principais atrações deste parque são as formações rochosas, esculpidas pelo vento e pela chuva, que lembram mesas de vários tamanhos e formatos.

Um dos cartões-postais da região é o Santuário da Pedra CaídaUm conjunto de três quedas de água, com a principal a alcançar uma altura de 46 metros.
Beleza garantida também no Poço Azul e no Encanto Azul - dois poços com águas cristalinas - e nas cachoeiras Santa Bárbara (76 metros de queda), São Romão (22 metros de altura e 33 metros de largura) e  Prata (26 metros).
Outra opção será sempre a subida ao Morro do Chapéu  (378 metros de altitude) para apreciar a paisagem que se avista lá do alto.

Se não pode ir até lá, ao menos delicie-se na contemplação deste vídeo:


E não perca esta reportagem do Jornal Hoje da TV Globo sobre a Chapada das Mesas:

Sem comentários: