segunda-feira, fevereiro 22, 2016

Por Favor Não Matem a Cotovia

"Por Favor Não Matem a Cotovia" é um livro de Harper Lee
recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o 3º Ciclo.
Harper Lee (1926 - 2016) foi uma escritora norte-americana, que ganhou o Prémio Pulitzer de Ficção em 1961, pela sua obra de ficção To Kill a Mockingbird  (Por Favor, Não Matem a Cotovia).
Em julho de 1960 publicou "Por Favor Não Matem a Cotovia", tornando-se sucesso de público e crítica, e desde então nunca mais lançou um livro até que foi descoberto o "Vá Coloque Um Vigia", escondido numa caixa, e lançado em 2015.
Muito reservada, não dava entrevistas há anos. Morreu numa clínica para idosos em Monroeville, em 19 de fevereiro de 2016.
Sinopse:
Obra pungente onde são tratados temas como a coragem, a injustiça racial, a perda da inocência, a tragédia e o crescimento, é ainda um monumento de integridade que serve de exemplo, em muitos países de língua inglesa, para o ensino de valores humanos, bem como de construção literária.
Durante os anos da Depressão, Atticus Finch, um advogado viúvo de Maycomb, uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, recebe a dura tarefa de defender um homem negro injustamente acusado de violar uma jovem branca. Através do olhar curioso e rebelde de uma criança, Harper Lee descreve-nos o dia-a-dia de uma comunidade conservadora onde o preconceito e o racismo caracterizam as relações humanas, revelando-nos, ao mesmo tempo, o processo de crescimento, aprendizagem e descoberta do mundo típicos da infância.
Críticas:
«Sem dúvida um verdadeiro fenómeno literário, este romance sulista não apresenta a mais pequena mácula nas suas delicadas folhas de magnólia. Divertido, alegre e escrito com uma precisão cirúrgica.» - Vogue
«O estilo de Harper Lee revela-nos uma prosa enérgica e vigorosa capaz de traduzir com minúcia o modo de vida e o falar sulistas, bem como uma imensa panóplia de verdades úteis sobre a infância no sul dos EUA.» - Time

Sem comentários: