domingo, fevereiro 07, 2016

O Entrudo: Pitões das Júnias


Pitões das Júnias
é uma das mais tradicionais e pitorescas aldeias portuguesas.
Situa-se no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Montalegre.
A elevada altitude da sede de freguesia (1103 m) torna-a uma das mais altas aldeias de Portugal, a par de Gralheira na Serra de Montemuro.

A 1200 metros de altitude, com as fragas e picos do Gerês a poente e noroeste, e o planalto da Mourela a nascente e nordeste, Pitões das Júnias é uma das aldeias mais visitadas do concelho de Montalegre.
Além da fauna e da flora riquíssima, oferece outros pretextos para um passeio, concentrados no percurso pedestre de quatro quilómetros - percorridos em cerca de 1h30 - entre o cemitério e o centro da aldeia.
É uma aldeia interessantíssima e que vale a pena visitar porque, entre outras coisas, tem conseguido manter o aspecto medieval e as construções em pedra.

A sua origem confunde-se com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, localizado num vale isolado, consagrado à Senhora das Unhas que acabou por se tornar Senhora das Júnias.
O ano de 1147 será a data provável da fundação do mosteiro das Júnias, como atesta a data gravada no muro da igreja. Sabe-se que a incorporação na importante Ordem de Cister ocorreu no séc. XIII, sendo este o estabelecimento cisterciense mais isolado que se tem conhecimento.
Pitões das Júnias perpetua tradições que não se encontram em mais nenhum local. Uma das tradições que mantém é a do Entrudo, com os seus Caretos e Farrapões.

No fim de semana e durante quatro dias, Pitões das Júnias promove, um Entrudo à moda antiga.
Uma aldeia tipicamente portuguesa que mantém preservado um legado etnográfico e gastronómico muito próprio.

Se puder vá até lá e participe no Entrudo, veja os seus Caretos e Farrapões e prove a Sopa d'Unto, os enchidos, o pão cozido a lenha e o Cozido Transmontano.

Não perca estas imagens da TV Barroso que contam o Entrudo de Pitões das Júnias. Com uma ressalva: Não são ainda as deste ano,  referem-se a um tempo em que a não existência de "tolerância de ponto" na 3º feira de de Carnaval roubou muita gente às festividades do país todo. Este ano não é assim.
Portanto... é só pensar em rumar a Pitões das Júnias!

Sem comentários: