terça-feira, fevereiro 09, 2016

Marafonas e Matrafonas


A palavra "marafona" (nom. fem.) é um regionalismo que significa "boneca de trapos" (sem olhos, ouvidos, boca e nariz, constituída por uma cruz de madeira revestida de tecido colorido que lhe serve de traje); ou "mona"; (fig.) "mulher ordinária"; (regionalismo pejorativo) mulher considerada desajeitada, mal vestida ou mal cuidada", "mulher mal arranjada"; (em calão, pejorativo) "prostituta"; (outro regionalismo) "figurante masculino vestido de mulher, no Carnaval de Torres Vedras".

Esta palavra tem a variante "matrafona", mais próxima da etimologia, que contém a ideia de "mãe" (matr...) e a aproxima da "matrioska" russa. O facto de ter uma raiz "matr..." indica que a palavra é de origem indoeuropeia, não necessariamente latina. O conteúdo semântico que, por desgaste, escorrega para o tom pejorativo, indica a antiguidade da palavra.

As marafonas estão associadas ao culto da fertilidade, ao Entrudo ou à religião, em algumas regiões do nosso país.
A marafona ou matrafona (Alentejo) é uma boneca de trapos, sem olhos, nem boca, nariz ou ouvidos, vestida com um colorido traje regional. A sua armação é uma cruz de madeira revestida a tecido.
A procissão das marafonas (que eram as moças que levavam os açafates), ou do pão bento, tinha lugar em Guimarães, na igreja de Sta Clara.

Marafona - Monsanto
Em Monsanto, segundo reza a lenda, quando a aldeia estava cercada pelos mouros alguns dos seus habitantes decidiram fazer umas bonecas e pô-las a dançar nas ameias do castelo, dando a ideia de que estavam bem e felizes. Os mouros, ao ver as bonecas, decidiram levantar o cerco.

As bonecas de Monsanto, são utilizadas para celebrar a fertilidade, e a felicidade conjugal. As marafonas fazem parte da tradição de Monsanto na Festa das Cruzes, celebrada no dia 3 de Maio se for domingo, caso contrário, no domingo seguinte.

Durante a festa, as raparigas casadoiras bailam com as marafonas. Depois da festa as bonecas são deixadas em cima da cama onde têm o poder de livrar a casa das tempestades de trovoada, e de maus olhados. No dia do casamento guardam-se debaixo da cama (como não têm olhos nem orelhas nem boca, nada vêem, nada ouvem nem nada podem contar) para trazer fertilidade e felicidade ao casal.

A marafona faz parte da tradição na localidade de Podence,, no concelho de Macedo de Cavaleiros, mais propriamente na festa dos Caretos de Podence, onde a marafona é, também, uma rapariga mascarada que anda com a cara escondida por baixo de uma renda e leva um lenço à cabeça. Estas marafonas são os únicos seres que os caretos respeitam nas suas brincadeiras.

O Carnaval de Torres Vedras é das poucas festividades de carnaval que se mantêm fiéis às tradições da comemoração do Entrudo em Portugal.
Um carnaval que conta, na celebração destes dias de festa, com a participação espontânea de milhares de cidadãos.
As matrafonas (homens vestidos de mulher) desfilam no Carnaval de Torres Vedras, participando no Desfile das Matrafonas ou passeando nos espaços livres entre os carros alegóricos. O seu aspeto caricato diverte o público que muitas vezes exclama: "aquele é mesmo uma grande matrafona"!

Sem comentários: