domingo, janeiro 24, 2016

A Terra Média

A "Terra Média" é o nome dado por J. R. R. Tolkien à terra antiga e fictícia, onde ocorrem a maioria dos contos do seu imaginário.
Sir John Ronald Reuel Tolkien, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien (1892 - 1973), foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África do Sul.  Foi o autor de obras como "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion".
Terra Média é a tradução literal do termo anglo-saxão middangeard, que se refere a este mundo, ou seja, ao reino dos humanos.
Tolkien traduziu  também "Terra-Média" como Endor (algumas vezes Endóre) e Ennor nas línguas élficas Quenya e Sindarin.
Apesar de o cenário da Terra Média ser geralmente considerado como o de outro mundo, é na realidade um período imaginário do passado da nossa própria Terra.
Tolkien insistiu, em várias das suas cartas, que a Terra Média é a nossa Terra. Na sua carta 211 ele estimou que a Terceira Era teria terminado 600 mil anos antes do nosso próprio tempo.
A história da Terra Média está dividida em várias Eras: O Hobbit e O Senhor dos Anéis lidam exclusivamente com eventos relacionados com o fim da Terceira Era, enquanto que O Silmarillion trata principalmente da Primeira Era. O seu mundo era originalmente plano mas foi tornado redondo perto do fim da Segunda Era por Eru Ilúvatar, o Criador.
A ação dos seus livros restringe-se muito ao noroeste do continente, correspondendo à atual Europa, e pouco é conhecido sobre o leste e sul da Terra Média.
Muito do nosso conhecimento da Terra Média é baseado em textos escritos por Tolkien, durante a sua vida,  não acabados para publicação.
O mundo criado por J. R. R. Tolkien nas suas obras "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion" é um dos mais difundidos e admirados, seja pela sua geografia basicamente completa, seja pelos factos históricos que tornam esse mundo mais "real", ou pelos idiomas criados, compreendidos e publicados, que fazem com que se tenha um registo mais palpável desta terra.
Lendo os livros ou assistindo aos filmes, temos a sensação de que o mundo representado na história é real, que existe ou existiu nalgum momento do passado do nosso mundo, e talvez por isso seja um autor tão aclamado.
Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica e é amplamente considerado como um dos maiores e sem dúvida o mais bem sucedido autor da literatura fantástica de todos os tempos.
As suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações.
Em 2008, The Times listou Tolkien como o sexto entre os maiores escritores Britânicos desde 1945.
Em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano. Tolkien alcançou a quinta posição, com ganhos estimados em 50 milhões de dólares.
Aprecie agora o trailer de " Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos".

Sem comentários: