segunda-feira, janeiro 25, 2016

A Tempestade Jonas ou a Snowzila

A tempestada Jonas, tem afetado a costa leste dos Estados Unidos e provocado fortes nevões e frio intenso.  A neve que tem caído com grande intensidade deu origem a acidentes que já provocaram vários mortos.
Durante os meses de inverno é muito comum nos Estados Unidos a formação das tempestades de nordeste. Os sistemas de baixa pressão atmosférica posicionam-se na costa noroeste e a corrente polar, que no caso da Snowzila se tem observado a 6 km de altura (500hPa), posiciona-se mais ao sul.
Foi a rede de tv americana Weather Channel que "batizou" esta tempestade de inverno, com o nome de Jonas, o que não é oficial segundo a Organização Mundial de Meteorologia.
O serviço meteorológico norte-americano alertou para a possibilidade de fortes nevões e frio intenso em Baltimore, Washington, Nova Iorque, Boston e algumas áreas do Kentucky e Carolina do Norte.
Veja as imagens que mostram o avanço de muitas nuvens para a costa leste, essa nebulosidade é organizada por uma frente fria que avança para o leste e também alimenta com forte instabilidade um sistema de baixas pressões que dá origem às conhecidas tempestades de nordeste, com neve e frio intenso.

Sem comentários: