sábado, janeiro 02, 2016

Humanidade e Bondade

Neste início de ano aprecie a curta metragem que se segue. É mesmo uma pequena pérola e, um exemplo de extrema bondade e humanidade. Feliz Ano Novo.
Ripple - Inspirational Tear-jerking Short Film // Viddsee.com

sexta-feira, janeiro 01, 2016

HAPPY NEW YEAR

Feliz Ano Novo. Excelente 2016.
Veja os "The FantastiKids  & Monsieur Nô" interpretando  "HAPPY NEW YEAR".
Este coro de crianças inglesas é constituído por 20 alunos do Ermitage, International School of France e cantam para ajudar o Plan International France.  

quinta-feira, dezembro 31, 2015

Esperança

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Mário Quintana

quarta-feira, dezembro 30, 2015

As Espécies de São Jorge

As espécies são bolos em forma de ferradura que têm pequenas frestas por onde se vê o recheio. Estes doces regionais são típicos da ilha de S. Jorge, nos Açores.
O nome deve-se à variedade de especiarias usada na receita.

A origem da receita remonta, talvez, à altura do povoamento da ilha de S. Jorge, no séc. XV, daí que estes doces regionais tenham na sua confeccão especiarias como a erva-doce, a canela e a pimenta.

Se quizer experimentar... deixo-lhe a receita e um vídeo para ajudar.
Não perca a oportunidade de conhecer e confecionar estes biscoitos regionais.

Ingredientes para o recheio:
500 g de açúcar ;
250 g de pão torrado ;
25 g de canela ;
30 g de erva doce moída ;
meia colher de café de pimenta-da-jamaica ;
raspa da casca de 1 a 2 limões ;
25 g de manteiga ;
Outros ingredientes:
massa tenra (para a base) veja a receita clicando aqui.

Confecção:
Leva-se o açúcar ao lume com 2 dl de água e deixa-se ferver até fazer ponto de fio. Junta-se o pão ralado na máquina e os restantes ingredientes. Mexe-se tudo e deixa-se cozer até a espécie ficar consistente. Deixa-se arrefecer de um dia para o outro.

Prepara-se a massa tenra (como é dito no link acima) e com uma carretilha cortam-se em tiras com cerca de 4 a 5 cm de largura e o comprimento que se quiser.

Marca-se o meio da massa no sentido longitudinal e, numa dessas metades, dão-se uns pequenos golpes horizontais.
Sobre a parte da massa inteira coloca-se um rolinho de espécie. Cobre-se este com a parte da massa cortada obtendo-se um rolo que se fecha molhando as pontas de massa.
Com estes rolinhos fazem-se argolas, letras, meias-luas, etc.
Levam-se a cozer em forno médio.

Veja agora isso tudo neste vídeo:

terça-feira, dezembro 29, 2015

A Casa de Pascoaes



A casa de Teixeira de Pascoaes localiza-se a cerca de três km de Amarante (sendo um dos destinos turísticos mais importantes do concelho), na freguesia de Gatão.

É um solar do século XVII, com uma pequena parte do século XVI, que pertenceu ao avô paterno de Pascoaes, médico da casa real. Desde então a casa manteve-se na mesma família, há mais de quatro gerações.

Uma casa muito especial. Pelos detalhes da sua beleza arquitectónica, pela sua privilegiada vista sob a Serra do Marão, pela sua proximidade ao rio Tâmega, mas também, por causa de quem nela viveu: Os Teixeira de Vasconcelos, ou os Pascoaes de Amarante.

No início do Século XIX, quando Napoleão Bonaparte tentou invadir Portugal, os Franceses incendiaram quase a totalidade da casa, salvando-se apenas a capela, o que o povo considerou um milagre. Foi reconstruída nos anos que se seguiram, e o aspecto exterior da casa, está praticamente idêntico desde a sua fundação.

Foi primitivamente restaurada pelo bisavô do poeta e, mais tarde, objeto de nova campanha de remodelações promovida pela mãe de Teixeira de Pascoaes, que transformou alguns salões em quartos.

Hoje, a Casa de Pascoaes (uma quinta com solar, onde residiu o poeta português) é uma casa-museu dedicada ao escritor Teixeira de Pascoaes.


Outro vídeo sobre a Casa/Quinta TEIXEIRA DE PASCOAES / AMARANTE (Minho - Portugal). Não perca


segunda-feira, dezembro 28, 2015

Fado Corrido

Fado Corrido é um filme português (1964) realizado por Jorge Brum do Canto com um argumento de Jorge Brum do Canto e de David Mourão Ferreira.

Como intérpretes, o filme conta com Amália Rodrigues, Jorge Brum do Canto, Florbela Queiroz e João Mota.

A história:
Um fidalgo marialva apaixona-se por uma fadista, que põe fim à efémera relação, aceitando o amor de um companheiro de adolescência, recém chegado de África.

O ciúme e o despeito transtornam o imprevisível nobre, até se convencer de que tudo acabou, resignando-se ao afecto desinteressado de uma jovem.

Nunca viu este filme? Aproveite agora!

domingo, dezembro 27, 2015

O Monte Nebo

O Monte Nebo é o local onde se acredita que tenha morrido Moisés, em busca da "Terra Prometida" tal como vem mencionado na Bíblia (no Deuteronómio) .
Lá está o mausoléu em sua homenagem, além do monumento ao papa João Paulo II, que ali fez uma visita no ano 2000, durante a sua peregrinação à Terra Santa. O papa Bento XVI também visitou o local, em 2009.
Do alto do Monte Nebo observa-se um panorama fantástico da Terra Santa e, para norte, uma vista mais limitada do vale do rio Jordão (local onde Jesus foi batizado). O rio (que fica a 25 m, do Monte Nebo) desagua no Mar Morto e delimita parte da fronteira entre a Jordânia e Israel.
O local está a 46 km de Jerusalém e a 27 km de Jericó, a cidade mais antiga do mundo. Quando o tempo está limpo, consegue ver-se dali, a Mesquita da Cúpula de Ouro de Jerusalém e a cidade de Jericó .
O Monte Nebo  é um monte localizado na Jordânia com cerca de 817 m de altitude. A apenas 20 minutos deste monte fica o Mar Morto, que se situa a – 409 metros abaixo do nível do mar (o ponto mais baixo do mundo).
Os restos de uma igreja e de um mosteiro primitivos foram descobertos no seu topo em 1933. A igreja foi construída na segunda metade do século IV em memória da morte de Moisés.
Segundo o Macabeus II, o profeta Jeremias subiu esta montanha, e guardou numa caverna a Arca, o Tabernáculo e o Altar dos Perfumes.
Portanto, o Monte Nebo é o lugar onde estará a Arca da Aliança ou pelo menos aonde ela foi vista da última vez, de acordo com este livro.
Para o Monte Nebo foram levados mosaicos antiquíssimos de outras igrejas, que estão lá armazenados e protegidos por uma tenda feita de lã de dromedário.