sábado, outubro 17, 2015

O Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré, é a maior manifestação religiosa católica do Brasil e um dos maiores eventos religiosos do mundo, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Reune cerca de dois milhões de pessoas em todas as manifestções de culto e procissões.
Em Portugal é celebrada no dia 8 de setembro na vila da Nazaré e é celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará, anualmente, no segundo domingo de outubro.
O termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar os problemas resultantes de uma repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.
O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.
Alguns estudiosos consideram que o Círio de Nazaré em Belém do Pará é a maior manifestação religiosa do planeta, pois, consegue congregar cerca de dois milhões de pessoas numa só manhã.
Em dezembro de 2013, o Círio de Nazaré foi declarado, pela UNESCO, Património Cultural da Humanidade.

sexta-feira, outubro 16, 2015

Garganta de Takachiho, Japão

A Garganta de Takachiho, no Japão, é uma estreita garganta aberta na rocha pelo rio Gokase.
Takachiho localiza-se na parte noroeste da jurisdição de Miyazaki, no centro das montanhas Kyushu. 
A sua génese deve-se ao vulcanismo e os penhascos que a rodeiam são constituídos por colunas de basalto, que lhe dão uma beleza extraordinária.
Este local é não só, uma maravilha da natureza, mas também um ponto turístico, além de um importante local religioso, chegando a atrair mais de um milhão de turistas japoneses por ano.
A garganta tem também inúmeras cachoeiras, sendo a mais conhecida a cachoeira Minainotaki que tem 17 metros e está encravada num cenário de folhagem densa com penhascos cinzentos circundantes.
Na sua proximidade está a caverna com o Santuário Ama-no-Iwato.
Pode passear por toda esta beleza natural alugando barcos ou passeando em trilhos que dispõem de passadeiras, miradouros e escadarias.
Aqui lhe proponho mais um passeio virtual onde a distância e o custo não são importantes. O que importa é o prazer que pode proporcionar.
Não perca esta viagem porque ela vale bem a pena. Ora veja!  E agora um vídeo.

quinta-feira, outubro 15, 2015

A República Turca de Chipre do Norte

A República Turca de Chipre do Norte (RTCN)  é um estado de facto, e ocupa o terço norte da ilha de Chipre, no Mediterrâneo Oriental. A sua capital é Nicósia, cidade dividida com a reconhecida, internacionalmente, República de Chipre.
A Turquia é o único país que reconhece a RTCN. Os restantes governos e as Nações Unidas só reconhecem a soberania da República de Chipre sobre toda a ilha.
A Organização da Conferência Islâmica reconhece à República Turca de Chipre do Norte como um estado constituinte, sob o nome de Estado Turco Cipriota.
Colónia britânica desde 1878, a ilha de Chipre proclamou a sua independência em 1960, ainda que com a oposição da minoria turca, que habitava a ilha em conjunto com a maioria grega. A Organização das Nações Unidas viu-se, assim, obrigada a enviar uma força de paz permanente.

quarta-feira, outubro 14, 2015

Pepe Mujica

José Mujica, apelidado de Pepe Mujica, foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Ex-guerrilheiro dos Tupamaros, entre os anos 60/70, foi preso como refém pela ditatura entre 1973 e 1985. Mujica prega uma filosofia de vida em torno da sobriedade: aprender a viver com o que é necessário e o que é justo.
Oiça a entrevista com José Mujica. É simplesmente magnífica! É mesmo uma lição de vida ...   

terça-feira, outubro 13, 2015

O Arco - Íris Branco

Um arco-íris branco ou arco branco  é um fenómeno óptico e meteorológico provocado pela reflexão e refração da luz solar nas gotas de água suspensas, que constituem a neblina. Visualmente apresenta-se como um arco similar a um arco-íris. A diferença é que o arco é monocromático, de cor branca, devido à pequena dimensão das gotas de água, que não permite a dispersão da luz e, em consequência, a sua separação nas cores que compõem o espectro visível.
Estes arcos-íris formam-se, então, quando há névoa ou neblina. e não têm as cores vibrantes de um arco-íris comum.
A propósito deste fenómeno meteorológico, oiça a cantora e compositora brasileira Ariella Parreira, interpretando a música "Arco - Íris Branco" num final de semana em estúdio, com Gustavo Mendes e João Paulo Ambrogi.

segunda-feira, outubro 12, 2015

Há mais de 20 dias em Greve da Fome


O Geoparque Açores

O arquipélago dos Açores apresenta uma rica e vasta geodiversidade e um importante património geológico, composto por diversos locais de interesse científico, pedagógico e turístico.
O Geoparque Açores assenta numa rede de geossítios, dispersos pelas nove ilhas e zona marinha envolvente.
Os geossítios identificados no arquipélago dos Açores representam elementos da sua geodiversidade com excecional valor e com potencial para diversos tipos de uso.
Vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, grutas e algares vulcânicos, fajãs, escarpas de falha e depósitos fossilíferos marinhos, entre tantos outros, são elementos caracterizadores do património geológico da Região.
A par deste património, existem no arquipélago outros valores patrimoniais, como é o caso de uma rica biodiversidade e património arquitetónico, cultural, etnográfico e imaterial de inegável valor.
Assim, percorrer os trilhos pedestres e miradouros, visitar as plantações de chá, observar cetáceos, mergulhar no oceano azul, observar pássaros, degustar o “cozido das Furnas”, a doçaria regional e os vinhos regionais e apreciar o artesanato, são algumas das sugestões para desfrutar no arquipélago.
Se não pode deslocar-se aos Açores, conheça, aqui, o Geoparque dos Açores através do vídeo abaixo. Não perca. Vale bem a pena. Ora veja!

domingo, outubro 11, 2015

A cidade mais perigosa do mundo

Sabe qual é a cidade mais perigosa do mundo?  É San Pedro Sula.
San Pedro Sula é uma cidade das Honduras e capital do departamento de Cortés. É considerada a cidade mais violenta do mundo, com 187,14 homicídios por 100 mil habitantes.
San Pedro Sula, é um centro de comércio ilícito de armas e drogas, onde ocorrem em média 3 assassinatos por dia, como pode conferir através dos vídeos abaixo.
E agora o segundo vídeo.