sábado, julho 25, 2015

A Menina da Rádio

"A Menina da Rádio" é um filme português de 1944 produzido pela Companhia Portuguesa de Filmes, e realizado por Arthur Duarte.
Este filme português conta com a interpretação de excelentes actores: António Silva, Maria Eugénia, Óscar de Lemos, Fernando Ribeiro, Teresa Casal, Maria Gabriela, Maria Olguim, Ribeirinho e Maria Matos.

O desempenho de António Silva neste filme, valeu-lhe o prémio do Secretariado Nacional de Informação (SNI) para o ano de 1944.

Sinopse:
António Silva desempenha neste filme o papel de Cipriano Lopes, que é o orgulhoso propriétário da Pastelaria Bijou. É um apaixonado pelo progresso e sonha em criar uma rádio para o seu bairro, tendo como vedeta a sua filha Maria Eugénia e como compositor o seu futuro genro Óscar. 

Cipriano Lopes e Rosa Gonçalves, lojistas na mesma rua, detestam-se comercialmente. Os respectivos filhos, Geninha e Úscar, amam-se apaixonadamente e ambos gostam de música - tendência partilhada por Cipriano e odiada por Rosa. 

As coisas complicam-se entre ciúmes, raivas e invejas, para o que contribui a entrada em cena do cantor Fernando Verdial e de Teresa Waldemar, vedeta da Emissora. 
Cipriano reencontra o amor perdido na mãe do pretendente da filha, a D. Rosa (Maria Matos), mulher que lhe fazia sempre frente, até se render ao seu amor.


sexta-feira, julho 24, 2015

Cidades de Papel

"Cidades de Papel" é mais um dos livros do escritor americano John Green, que foi adaptado para o cinema, .
O filme lançado recentemente (9 de julho de 2015), foi realizado por Jake Schreier e conta com os seguintes actores:Nat Wolff, Cara Delevingne, Halston Sage.
Sinopse:
Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman são vizinhos e amigos de infância, mas há vários anos que não convivem de perto. Agora que se reencontraram, as velhas cumplicidades são reavivadas, e Margot consegue convencer Quentin a segui-la num engenhoso esquema de vingança. Mas Margot, sempre misteriosa, desaparece inesperadamente, deixando a Quentin uma série de elaboradas pistas que ele terá de descodificar se quiser alguma vez voltar a vê-la. Mas quanto mais perto Quentin está de a encontrar, mais se apercebe de que desconhece quem é verdadeiramente a enigmática Margot.
"Cidades de Papel" é um romance entusiasmante, sobre a liberdade, o amor e o fim da adolescência.

quinta-feira, julho 23, 2015

2001 Uma Odisseia no Espaço

"2001 Uma Odisseia no Espaço", é um filme (de ficção científica) de Stanley Kubrick (1968)  que faz parte, segundo alguns cinéfilos, do grupo restrito dos 10 melhores filmes de sempre.
"2001 Uma Odisseia no Espaço" conta com a interpretação de Keir Dullea, Gary Lockwood e William Sylvester.
Stanley Kubrick (1928 - 1999) foi um cineasta, roteirista, produtor de cinema e fotógrafo americano. Considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, foi autor de grandes clássicos do cinema, como Spartacus (1960), Dr. Strangelove (1964), 2001: A Space Odyssey (1968), A Clockwork Orange (1971), Barry Lyndon (1975), The Shining (1980), entre outros. A sua originalidade e persistência, aliadas a uma técnica meticulosa, profunda e paciente colocam - no no panteão dos mais influentes realizadores da história do cinema.
Sinopse:

Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. 
Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

quarta-feira, julho 22, 2015

O Geoparque de Arouca

Um Geoparque é um território com limites bem definidos que possui um notável Património Geológico aliado a toda uma estratégia de Desenvolvimento Sustentável.
Os três principais propósitos de um Geoparque são:
- A Geoconservação 
- A Educação para o Desenvolvimento Sustentável 
- O Turismo 

O Geoparque de Arouca, corresponde à área administrativa do concelho de Arouca. É reconhecido pelo seu património geológico que tem relevância internacional, com particular destaque para as Trilobites gigantes de Canelas, para as Pedras Parideiras da Castanheira e para os Icnofósseis do Vale do Paiva.
Este valioso património geológico está inventariado e cobre um total de 41 geossítios.  Em simultâneo e em complementaridade, associam-se outros importantes valores como os arqueológicos, ecológicos, históricos, desportivos e/ou culturais e ainda a promoção da etnografia, artesanato e gastronomia da região, tendo como objectivo a atracção de um turismo de qualidade baseado nos valores da Natureza e da Cultura.

Muitos destes sítios de interesse encontram-se integrados numa Rede de Percursos Pedestres (13), numa perspectiva de valorização e divulgação e promoção deste inestimável património.

Aproveite as férias de verão e vá até lá. Descubra este Geoparque e desfrute da natureza e da cultura de mais um belo recanto do nosso país.

terça-feira, julho 21, 2015

A Onda

A Onda - Foto de Cidália Pio 
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda.
Manuel Bandeira

segunda-feira, julho 20, 2015

Aldeias de Portugal

O turismo português tem apostado num novo conceito, o das Aldeias de Portugal.
Este conceito adquire sentido e profundidade porque nos leva à descoberta das origens.
Aldeias de Portugal é o vídeo, que lhe proponho que veja hoje, porque mostra algumas das mais belas aldeias portuguesas.
Privilegiando o contacto com a natureza, com as populações e os modos de viver rurais, com as delícias gastronómicas e o artesanato regional, as Aldeias de Portugal propõem um tipo de turismo diferente - o Turismo no espaço rural.
É uma oportunidade para os turistas desfrutarem, não só de alojamento típico de Turismo de Aldeia, mas também de paisagens naturais e de um ambiente único, aliando o contacto entre o Homem, a natureza, a cultura e a vida quotidiana do mundo rural.
Se já conhece estes recantos pitorescos do nosso país é só rever e recordar. Se não conhece, venha daí dar um passeio pelo melhor do nosso mundo rural.
Não perca estes lugares porque são um lavar de alma!

domingo, julho 19, 2015

Arena

"Arena" é um filme de João Salaviza (1984), que foi Palma de Ouro no Festival de Cannes (para curtas-metragens), em 2011. Conta com a interpretação de: Carloto Cotta, Rodrigo Madeira, Rafael Sardo e  Cláudio Rosa.

Sinopse: 
Detido em casa com pulseira electrónica, Mauro arranja problemas…
As tatuagens ajudam-no a queimar o tempo. Três putos do bairro aproximam-se da sua janela. Lá fora, o sol bate com a força do meio-dia...