sábado, maio 02, 2015

Praias de Areia Rosa

Existem no mundo praias de uma beleza exótica extraordinária, devido à cor das suas areias: o rosa.
Uma delas é a Pink Beach, no  Parque Nacional de Komodo (Indonésia).
A cor ocorre devido a uma mistura de areia (carbonato de cálcio branco) com os esqueletos de corais vermelhos, que são relativamente abundantes em certas áreas de Parque Nacional de Komodo.
O Parque Nacional de Komodo é uma verdadeira maravilha do mundo, uma das últimas fronteiras do mundo subaquático – mergulhar em Komodo Marine Park, por exemplo, não tem comparação.
Já uma das praias mais bonitas das Bahamas (Ilha de Harbour, nas Caraíbas) não atrai milhares de turistas por ano, por causa de areia branca e fofa. A Pink Sand Beach, como o nome indica, exibe uma belíssima areia rosada. A coloração deve-se a pedacinhos de conchas vermelhas e rosa que foram esmagadas pelas ondas e misturadas à areia e a estilhaços de coral. São 4,8 km de praia, com um mar azul-turquesa morno em fundo, o que convida à prática do mergulho ou do snorkel.
Mas há outras praias com areia rosa. Por exemplo a Pink Beach (Horseshoe Bay) nas Bermudas ou a Pink Beach (ilha de Santa Cruz) nas Filipinas.
As Ilhas de Santa Cruz são as mais populares entre as 28 ilhas próximas da cidade de Zamboanga. É um arquipélago composto pela "Great Santa Cruz Island" e a "Little Santa Cruz Island". Só a "Grande Ilha" de Santa Cruz está aberta ao público desde que toda a área foi protegida e, se tornou parque natural. A cor das areias é causada pela abundância de sedimentos vermelhos dos tubos de coral misturados com a areia branca.
Outro exemplo é o da praia da ilha Budelli, na Sardenha (Itália). Uma das ilhas do arquipélago Maddalena, Budelli, tem uma área de apenas 1,6 km2. Na sua areia há inúmeras conchas e pequenos fragmentos de corais vermelhos.
Ainda pode encontrar areia rosa na Pink Beach da Ilha Bonaire, nas Caraíbas.
A Pink Beach é a maior praia da ilha. Possui areia fina e rosa e é muito popular para nadar e tomar sol.  Esta praia tem sido destacada em diversas revistas de viagens como uma das melhores das Caraíbas.
A Balos Lagoon, em Creta (Grécia) tem areia branca e rosa e muitas, muitas conchas – na verdade, o cor-de-rosa da areia vem de conchas antigas que foram transformadas pelo acção do mar. As águas são rasas, cristalinas e quentes. Como Balos é uma lagoa, nadar aqui é como fazer natação numa piscina. Já agora, visite também a praia de  Elafonisi, na mesma ilha.

sexta-feira, maio 01, 2015

O Perfeito Amor

Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.

Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...

Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.
Mário Quintana

quinta-feira, abril 30, 2015

A Mulher Cobra

A contorção é uma arte circence cujo objetivo é "destacar" esta possibilidade física do corpo humano.
A prática do contorcionismo tem sido uma arte desempenhada sobretudo nos circos, por isso, é um número amplamente reconhecido e admirado no mundo inteiro, desde a Antiguidade.
Com o advento da internet (e da difusão dos vídeos) como via de comunicação e fórum de discussão, tornou-se possível a muitas pessoas nunca antes iniciadas nesta arte, ousar testar a sua flexibilidade e trocar experiências e imagens em diversos fóruns, pelo que se pode intuir que irá perdurar no futuro a longo prazo.
No setor de contorcionismo, há homens e mulheres que revelam desde a nascença uma enorme flexibilidade. É o caso da Mulher Cobra (veja o vídeo em baixo).
As pessoas que praticam o contorcionismo têm uma flexibilidade natural, ou seja, nasceram com esta capacidade e talento. Se descobrirem a sua flexibilidade natural antes dos sete anos podem vir a ter um grande futuro. Passada essa idade podem ter mais dificuldades para desenvolver total flexão nas articulações.
Até hoje, o maior contorcionista do mundo é o americano Daniel Browning Smith, conhecido como Rubberboy.
Ao contrário do que maioria dos contorcionistas treinados fazem,  pode deslocar e girar os dois braços num ângulo de 360º, girar a coluna em 180º, colocar as duas pernas atrás da cabeça (sem ajuda) e mover a coluna ao máximo para trás e para frente a ponto de poder beijar as próprias nádegas. Veja agora a Mulher Cobra no programa: La Soirée de L'étrange.
Não perca. Ela não fica atrás do Rubberboy.

quarta-feira, abril 29, 2015

O Mundo de Troy

Lanfeust de Troy é o título de uma série em quadradinhos (banda desenhada) escrita por Christophe Arlestone e desenhada por Didier Tarquin.
A série, escrita por Arleston, aborda uma temática até então pouco conhecida - a fantasia-heroica - e desenhada por um ainda inexperiente artista (Tarquin), veio contudo a revolucionar o mercado dos quadradinhos em França, e a criar um gigantesco e novo mundo que possui uma coerência geográfica e um cenário bem construído, onde as ações se desenrolam.
Esta série humorada mostra as aventuras do personagem que lhe dá título - Lanfeust - num planeta fictício chamado Troy, onde todos os habitantes possuem algum tipo de poder mágico.
A primeira série deste mundo em expansão chama-se Lanfeust de Troy, seguindo-se a esta todo um conjunto de novas séries paralelas que enriqueceram o universo de Troy e fizeram as delícias dos muitos milhares de amantes desta grande saga.
O primeiro volume desta série foi editado em português pela Devir há uns anos e tem o título de "Lanfeust de Troy: O Marfim de Magohamoth".
Infelizmente esta banda desenhada de super sucesso ficou-se pelo primeiro volume porque os portugueses mais uma vez não se entusiasmaram... e perdem aqueles que não sabem francês!
Ainda a propósito deste universo, realizou-se uma exposição espectacular na Câmara de Angoulême (para saber mais alguma coisa sobre a exposição clique aqui) em França!

terça-feira, abril 28, 2015

Bolor

Os versos
que te digam
a pobreza que somos,
o bolor nas paredes
deste quarto deserto,
o orvalho da amargura
na flor
de cada sonho
e o leito desmanchado
o peito aberto
a que chamaste
amor.
Carlos de Oliveira, in "Poesias"

segunda-feira, abril 27, 2015

O Museu Regional de Beja

Em Beja existe uma jóia que deve ser visitada. É o Museu Regional de Beja.
O Museu Regional de Beja documenta as diferentes culturas que, da pré-história à actualidade, se desenvolveram na região. O espólio do Museu de Beja está instalado no Convento Nossa Sra. da Conceição desde 1927. Entretanto, foi ampliado com coleções provenientes de outros conventos e palácios da região. Entre o rico acervo do Museu, é de realçar o núcleo de pintura, composto por obras de mestres portugueses, espanhóis e holandeses, a secção lapidar, a coleção de Ourivesaria, e a secção de Arqueologia, centrada essencialmente no período romano, muito rico nesta região. Pela sua importância salienta-se, na pintura, o conjunto de quadros da escola primitiva portuguesa, nomeadamente o Ecce Homo (séc. XV), o S. Vicente (séc. XVI) da escola do Mestre do Sardoal, a Virgem da Rosa (séc. XVI), do pintor português Francisco de Campos, e um grupo de quatro painéis (séc. XVI), do pintor português António Nogueira, cujas pinturas representam a Visitação de Santa Isabel, a Descida da Cruz, a Ressureição e a Ascensão.
Se não pode ir até ao Museu de Beja, veja o vídeo abaixo e, faça um passeio virtual com perspectivas de 360º, clicando aqui . MARAVILHE-SE!

domingo, abril 26, 2015

O Desastre de Chernobyl


Chernobyl é uma cidade no norte da Ucrânia cujo nome significa "História Negra". Chernobyl é hoje considerada uma cidade fantasma.
Em 1976, quando foi inaugurada, a central nuclear era um símbolo do poderio soviético e da antiga URSS. Esta proclamava orgulhosamente a construção da maior central nuclear do mundo.
No dia 25 de Abril de 1986, nesta central nuclear, estiveram a realizar-se testes a um mecanismo de segurança que garantia a produção de energia em caso de acidente.
De repente aconteceu o inesperado. O reactor 4 da central de Chernobyl explodiu à 1h 23 min do dia 26 de Abril de 1986.
Uma explosão violenta arremessou a cobertura de 1000 toneladas, do edifício, onde se encontrava o reactor e, as temperaturas no seu núcleo atingiram, rapidamente, os 2000 ºC.  Uma nuvem radioactiva foi liberada, contaminando pessoas, animais e o ambiente de uma vasta extensão da Europa e da URSS.
Carregada pelos ventos, a nuvem radioactiva rapidamente se espalhou pela Ucrânia, Bielorrússia, Federação Russa, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.
O número de mortos ainda não está bem definido, sendo até hoje motivo de discussão. Para a ONU foram quatro mil mortos, para a organização ambiental Greenpeace foram cerca de cem mil, e um estudo cientifico britânico avaliou entre trinta e sessenta mil mortos.
Este drama não atinge somente os sobreviventes. Crianças nascidas depois de 1986 têm de lidar com doenças graves. No norte da Ucrânia, a incidência do cancro na tireóide é quase 100 vezes maior que o normal. Para se ter uma idéia da imensidão desta tragédia cerca de cinco milhões de hectares de terras foram inutilizadas e milhares de pessoas sofrem, até hoje, com problemas de saúde. Num balanço feito em 2010 consta que, desde o acidente, 7 milhões de pessoas da região foram afectadas e cerca de 30 mil pessoas morreram em consequência dos efeitos da radiação. Ainda hoje cerca de 9 milhões de pessoas vivem em áreas contaminadas.
Para quem ficou contaminado, uma medida simples faz toda a diferença: estudos ucranianos e franceses demonstraram que a permanência de três meses em regiões não-radioactivas é capaz de diminuir em 30% o césio presente no corpo. Sabendo disso, desde 1993 a associação Les Enfants de Tchernobyl leva jovens para passear no exterior. Associações semelhantes fazem o mesmo em diversos países: Portugal, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, Irlanda, Canadá e Estados Unidos.
Entretanto, uma espécie de "sarcófago" de cimento armado, aço e chumbo foi construído sobre o reactor que explodiu, a fim de isolar o material radioactivo que ali se encontrava.
O acidente fez com que fosse questionado o uso de energia nuclear e alguns países reduziram e outros quase extinguiram os seus projectos de construção de centrais nucleares.
O acidente de Chernobyl provocou 400 vezes mais radiação que a bomba nuclear lançada sobre Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
Se quiser ver o filme (documentário) sobre este desastre nuclear basta clicar aqui.
Agora veja a reportagem do programa Fantástico (da TV Globo) que voltou à região atingida pela radiação, na Ucrânia, 15 anos depois do acidente na central nuclear.  A reportagem é de Ilze Scamparini e foi exibida em 05/08/2001.

E agora veja um video, com fotos de Chernobyl, após o desastre nuclear.