domingo, dezembro 13, 2015

Os Pitos de Santa Luzia

Os "Pitos de Santa Luzia" são uma receita típica da gastronomia portuguesa (Vila Real) que está associada a lendas, histórias e alguma marotice.

Conta-se que os Pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou os pais a enclausurarem-na no Convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude.

A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Um certo dia estava a irmã aplicar os curativos nos seus doentes, com uns pachos de linhaça, que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção - usados como pensos para os ferimentos, quando de repente teve uma visão.

Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em pequenos quadrados. Tinha consigo o açúcar que lhe cabia na ração, e fez uma compota de abóbora. À imagem dos pachos dobrou a massa por cima da compota e levou ao forno a cozer. A seguir despachou-se a escondê-los, pois estava proibida de ser gulosa.

A caminho cruzou-se com a madre superiora que era cega. A madre perguntou desconfiada, o que levava no tabuleiro, cheirando o perfume adocicado a Irmã Imaculada, apressa-se a responder que são pachos de linhaça para os doentes do dia seguinte.

Hoje é dia de Santa Luzia. Neste dia, em Vila Real, manda a tradição que as raparigas da cidade ofereçam o Pito aos rapazes seus eleitos, para que no dia 3 de Fevereiro, dedicado, na liturgia, a São Brás, os rapazes, retribuam a oferta com a Gancha (um rebuçado em forma de báculo bispal).
Neste dia especial e para assinalar esta tradição, aqui fica uma receita dos Pitos de Santa Luzia.

Ingredientes
Massa: 
300 g farinha
75 g banha de porco
50 g açúcar
sal q.b.
Leite q.b.
Recheio:
Doce de abóbora q.b.
Farinha para polvilhar
açúcar q. b.;
canela q.b.
Preparação
Num alguidar mistura-se a farinha, a banha, o açúcar, o sal e o leite até obter uma massa consistente. Forma-se uma bola com a massa, polvilha-se com farinha e deixa-se a massa a descansar.

Durante o tempo de espera prepara-se o recheio. Coze-se a abóbora passando-a pelo "passe-vite". A este puré é adicionado o açúcar e a canela.
Estenda a massa, corte quadrados e coloque no centro de cada um, uma colher (sopa) de doce de abóbora e forme uma trouxa. Leve ao forno num tabuleiro polvilhado com farinha.

Sem comentários: