quarta-feira, dezembro 16, 2015

Geoparque Terras de Cavaleiros

O Geopark Terras de Cavaleiros é uma área geográfica bem definida, coincidente com os limites administrativos do concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, Região Norte (Trás-os-Montes) de Portugal.
Tem um importante património geológico ao qual se soma um grande património natural, um notável património histórico-cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes.
O singular Património Geológico dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra, o que tem despertado o interesse de geólogos de todo o mundo. O Património Natural é diferenciador, com paisagens deslumbrantes e preservadas, mantendo viva a identidade do povo, que conserva o segredo de tratar a terra, a mestria com que confeciona os seus pratos e o carinho com que acolhe aqueles que o visitam.
O Geopark Terras de Cavaleiros assume um papel importante no sentido de estimular o turista a viver experiências gratificantes. O Geopark Terras de Cavaleiros é um destino geoturístico de excelência, que proporciona vivências científicas, educativas e culturais, preocupando-se sempre com o desenvolvimento sustentável do território, de maneira a manter intactas as suas características naturais e a autenticidade das suas gentes.
Este Geoparque já fazia parte das Redes Europeia e Global de Geoparques desde 2014. Mas, recentemente a  UNESCO reconheceu os Geoparques como área do seu trabalho, através do “Programa Mundial de Geociências e Geoparques da UNESCO – IGGP”.
O programa das Geociências e dos Geoparques é colocado ao mesmo nível dos conhecidos programas de Património da Humanidade ou Reserva da Biosfera. 
O concelho de Macedo de Cavaleiros é agora, oficialmente, detentor de duas classificações da UNESCO: a da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, tendo em conta a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e todo o seu território de quase 700 km2, pelo Geopark Terras de Cavaleiros.

Geopark Terras de Cavaleiros (Lands of Knights Geopark) - Portugal from idenya on Vimeo.

Sem comentários: