segunda-feira, dezembro 07, 2015

Fronteiras com arame farpado

1. Bangladesh e Índia
A fronteira entre o Bangladesh e a Índia é uma linha muito sinuosa que limita os territórios do Bangladesh e da Índia. Mesmo contornando um país relativamente pequeno, é uma das mais complexas e a quinta mais extensa do mundo.


2. Síria e Iraque
A fronteira entre o Iraque e a Síria é uma linha de 605 km de extensão, que separa o noroeste do Iraque do território da Síria. A linha divisória estende-se entre a fronteira tripla, Iraque-Síria-Jordânia do sul, no Deserto Sírio, e num outro ponto triplo, a norte, (no Curdistão) dos dois países com a Turquia.
Ambas as nações fizeram parte do Império Otomano desde 1516 (Síria) e 1638 (Iraque). Com o final da Primeira Grande Guerra ambos passaram para a tutela britânica. Em 1932, o Iraque obtém a independência definitiva. A Síria passa, tal como o Líbano, a ser domínio da França, por acordo com os britânicos. A independência em 1946 deu origem, à Síria e ao Líbano. De acordo com estes factos se formou a fronteira.

3. Índia e Paquistão
A fronteira entre a Índia e o Paquistão é a linha que limita estes dois países. Foi estabelecida aquando da independência dos dois estados a partir do Raj Britânico, em 1947. As relações entre os dois estados são muito tensas e a passagem na fronteira de pessoas e bens é estritamente limitada. A principal fonte desta discórdia relaciona-se com a questão de Caxemira. Nesta região, não há consenso sobre o traçado da linha de fronteira.

4. Índia e Myanmar (Birmânia)
A fronteira entre a Índia e Myanmar estende-se por 1463 km a oeste de Myanmar. Esta fronteira separa a Birmânia das províncias de Arunachal Pradesh, Nagaland, Manipur e Mizoram, no extremo leste da Índia.
No seu extremo nordeste é a fronteira tríplice Índia-Mianmar-China (próximo do pico Hkakabo Razi),  ponto culminante de Myanmar e do Sudeste Asiático. O extremo sudoeste fica próximo do Golfo de Bengala, numa fronteira tríplice dos dois países com o Bangladesh. Parte da fronteira é definida pelo paralelo 24 N. A fronteira passa também pelo Monte Saramati, um pico ultraproeminente.
E agora veja o que é a cerimónia diária, do encerramento da fronteira, entre a Índia e o Paquistão.

Sem comentários: