segunda-feira, dezembro 14, 2015

Ainda mais algumas fronteiras

1. China - Rússia
A fronteira entre China e Rússia é a linha que limita os territórios da República Popular da China e da Rússia. Entre a década de 1960 e a década de 1980 esta fronteira foi alvo de forte contestação num contexto muito tenso. Foram, recentemente, assinados novos tratados e o traçado da fronteira foi reconhecido pelos dois estados em 2004.
A fronteira sino-russa é constituída por dois troços de comprimento desigual de um lado e de outro da Mongólia. Está definida integralmente por acordo mútuo desde 2004.

2. México - Estados Unidos
A fronteira internacional entre os Estados Unidos e o México estende-se desde San Diego, na Califórnia, e Tijuana, na Baja Califórnia, a oeste, Matamoros, em Tamaulipas, e Brownsville, no Texas, a leste.
Esta fronteira atravessa uma variedade de terrenos, percorrendo desde grandes áreas urbanas até desertos inóspitos. Do Golfo do México ela segue o curso do Rio Grande até El Paso, no Texas, e Ciudad Juárez, em Chiruahua.
A extensão total da fronteira é de 3141 km, de acordo com a Comissão Internacional de Limites e Águas. É a fronteira internacional mais frequentemente cruzada do mundo, com aproximadamente 350 milhões de pessoas atravessando-a legalmente todo ano. Veja agora uma reportagem especial do Jornal da Globo sobre a  "Fronteira México x Estados Unidos".

Sem comentários: