domingo, novembro 01, 2015

Dia de todos os santos

Para celebrar o Dia de Todos os Santos, aqui lhe deixo dois poemas, de poetas brasileiros, alusivos a esta data.

Santo Antonio, o casamenteiro,
São Jorge, pião, é santo guerreiro,
Santa Edwiges, mãe dos endividados,
São Sebastião, senhor dos esfomeados.

O Brasil tem, no Sul, o Frei Galvão,
Em Pernambuco, o Frei Damião,
E na Bahia, a irmã Dulce, a altiva,
Três canonizações em perspectiva.

Há santos para todos os devotos,
Pedidos e promessas, crença e votos,
Formam o mais complexo rol da fé.

São os santos e a fé que mantêm de pé
Gente doente, com fome e nua,
Que sem lar perambula pela rua!
PFA

Pronto!
Pelo amor, deixei-me enfeitiçar
primeiro de novembro, chegou,
dia de todos os Santos
bruxa? agora nem mais sou...

Tirei as danadas das rugas
o meu nariz reformei
deixei meu rosto bonito
feliz, como idealizei

Joguei fora os meus pertences
capa preta, patuás e caldeirão
enterrei os meus pózinhos
joguei poções ao chão,

E neste dia que chega
aos santos todos lembrados
oremos por todo planeta
para que seja reparado,

Próximo ano eu volto
assim como bruxinha,
feitiços e travessuras
e também mais receitinhas...
(Livinha, 01/Novembro/2008)

Sem comentários: