terça-feira, novembro 24, 2015

As Migrações em Mapas

A Europa vive, na atualidade, a maior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.
As migrações humanas sempre tiveram lugar em todos os tempos e devido a uma variedade enorme de circunstâncias. Têm sido, tribais, nacionais, internacionais, de classes ou individuais. As suas causas têm sido políticas, económicas, religiosas, bélicas, étnicas ou por mero amor à aventura.
As suas causas e consequências, são fundamentais para o estudo da etnologia, da história política, económica ou social, de qualquer país ou região.
Os recentes estudos acerca das migrações vieram complicar-se porque boa parte dos migrantes, que nos dias de hoje mudam de país, continuam a manter práticas e redes de relações sociais que se estendem entre o país de origem e o de destino, interligando-os na sua experiência migratória. Trata-se de um "transnacionalismo" que transcende os conceitos de migração temporária e migração permanente.
Na atualidade, como no passado, as populações estão em permanente deslocação, por isso, os fluxos migratórios fazem parte do processo de globalização. Com o desenvolvimento de novos meios de transporte, os fluxos de migratórios têm aumentado, porque as deslocações tornam-se cada vez mais fáceis, rápidas e económicas.
As pessoas deslocam-se para tentar uma nova vida num outro país ou até mesmo noutro continente. Pode acompanhar a maior crise migratória europeia, através dos vídeoas abaixo, vendo donde vêm e para onde vão os migrantes. Elaborados a partir de dados estaísticos fornecidos pela ONU, permitem-nos visualizar de forma clara, a escala da crise de refugiados que vivemos hoje.
Não perca porque é uma viagem que vale mais do que mil palavras.
Veja, agora, a versão rápida.
Migrações em direção à Europa… Um Mapa de Fluxos.
Veja agora, a versão lenta.
E agora a imigração muçulmana para a Europa em animação. 

Sem comentários: