domingo, novembro 08, 2015

A Rocha dos Bordões

A Rocha dos Bordões é uma formação geológica, caracterizada por enormes colunas de basalto, que faz parte dos Geossítios do Geoparque dos Açores.

Esta formação localiza-se no sítio denominado por Cabo Baixo das Casas, na freguesia do Mosteiro, concelho das Lajes das Flores. Trata-se de um imponente acidente geológico único do seu género nos Açores, que se caracteriza pela solidificação rápida da rocha basáltica em altas colunas prismáticas verticais, com forma alongada.

Este acidente formou-se dentro de um cone vulcânico, que ao longo de milhares de anos foi sendo sujeito a um processo erosivo pelos elementos atmosféricos, expondo o seu interior e ficando assim, com o aspecto de um enorme conjunto de bordões feitos de pedra.

A Rocha dos Bordões é maior que a famosa Calçada dos Gigantes (Giant's Causeway) de Antrim, na Irlanda do Norte, hoje classificada como

Património da Humanidade pela UNESCO.

Por estas colunas basálticas descem vários cursos de água que se juntam formando uma queda de água. Junto ao sopé desta formação existe outra singularidade geológica, a que foi dado simplesmente o nome de Águas Quentes, que são na sua essência caldeiras ferventes de água sulfurosa de pequena dimensão.

Veja agora o vídeo abaixo, que mostra a travessia da parte sul da Ilha das Flores e vai até à Rocha dos Bordões.

Não perca esta oportunidade e viaje até lá, nem que seja virtualmente.



Em 2004, o Governo Regional dos Açores deu início ao processo de classificação da Rocha dos Bordões como monumento natural regional.

Sem comentários: